Crato (CE): Centro de Convenções do Cariri ainda fechado

Prestes a completar seis anos do início das obras de construção do Centro de Convenções do Cariri, o equipamento ainda não tem data definida para ser entregue. Ontem pela manhã, em um dos auditórios da unidade, o secretário de Turismo do Estado, Bismarck Maia, participou de reunião com secretários municipais de Turismo, representantes de órgãos e entidades ligados ao trade turístico e empresários que atuam no setor no Cariri. Ele estimou que o novo espaço de eventos poderá ser inaugurado até o fim deste semestre. Porém, não deu prazo definido.

O encontro teve por finalidade a discussão em torno da utilização do novo espaço, cujo a data para inauguração ainda não foi informada pelo Governo do Estado, responsável pela construção do equipamento.

Visto como fundamental para a expansão do potencial turístico que a região apresenta, além do fortalecimento do setor econômico e para o atendimento as demandas que os municípios possuem em relação a realização de eventos, principalmente na área de feiras agropecuárias, o Centro de Convenções do Cariri contabiliza, desde o início das obras, uma série de problemas que resultou no atraso da entrega do equipamento.

Conforme o secretário Bismarck Maia, entraves licitatórios teriam sido os fatores que mais ocasionaram atrasos durante todo o processo de construção do empreendimento. Ele explicou que, inicialmente, a construção da unidade era de responsabilidade da Prefeitura do Crato e que o Estado absorveu a obra a partir de 2009, sendo necessária a realização de novo processo licitatório. "Nós acabamos perdendo muito tempo com questões burocráticas. Somente em relação ao processo licitatório para contratação da empresa que ficaria responsável pela construção do Centro de Convenções houve uma demora de quase um ano", disse Bismarck Maia.

Ajuste no projeto
A obra também foi paralisada em outras ocasiões devido à necessidade de readequação do projeto inicial e para que reparos pudessem ser realizados, principalmente, nas áreas onde estavam sendo construídos os auditórios. "Algumas mudanças precisaram ser feitas e isso acabou também gerando alguns atrasos", observou.

Conforme o secretário estadual do Turismo, o governo do Estado já investiu cerca de R$ 16 milhões na unidade, que está em fase final de acabamento. "Essa agenda será definida pelo próprio governador Cid Gomes. Particularmente, creio que não haverá mais demora para que o Centro de Convenções do Cariri possa ser oficialmente entregue. Vamos discutir a data de inauguração com o governador Cid sugerindo que, caso possível, aconteça ainda no primeiro semestre", informou Bismarck Maia.

Autoridades do setor de turismo nos municípios do Cariri avaliam que, embora já exista certo prejuízo por causa da demora na inauguração do equipamento, a partir do funcionamento da unidade os municípios da região deverão ser amplamente beneficiados. "Os prejuízos existiram devido aos atrasos na entrega. No entanto, os danos ao setor de turismo do Cariri seriam muito maiores caso não equipamento não existisse. O Centro de Convenções vai trazer inúmeros benefícios a todos os municípios da região. No Crato, nós já temos quatro grandes projetos elaborados que serão desenvolvidos a partir do uso do Centro de Convenções", disse o secretário de Turismo do município de Crato, Venâncio Saraiva.

Ontem, em atendimento a uma proposta levantada pelo secretário estadual do Turismo, representantes do setor na região decidiram que irão dar início à legalização do Convention Bureau do Cariri. A ideia é criar um órgão de representatividade capaz de trabalhar na captação de eventos e na construção de uma agenda positiva em favor do turismo de eventos e de negócios. Uma reunião para tratar sobre os detalhes da criação da entidade representativa foi marcada para a próxima terça-feira no Sebrae de Juazeiro do Norte. "A criação do Convention Bureau do Cariri é importante porque oportuniza que os representantes do setor na região tenham também a condição de apontar com maior força suas demandas e estabelecer situações que resultem na ampliação de ganhos para o setor do turismo no Cariri", concluiu Bismarck Maia, ressaltando que, após fundado, o Convention Bureau também atuará como administrador.

Mais informações
Secretaria do Turismo do Estado do Ceará
Av. Gal. Afonso Albuquerque Lima
Edifício Seplag - Térreo
Cambeba - Fortaleza
Telefone: (85) 3101.4669

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis