Caminhada marca Dia do Trabalho no Cariri

Em um percurso de cerca de 18 quilômetros, cerca de 10 mil pessoas estiveram participando ontem, da 24ª Caminhada do Trabalhador. Homens, mulheres, crianças e idosos fazem o percurso durante todos esses anos, num momento e reflexão e até lazer pelo Dia do Trabalho, entre as cidades de Crato e Juazeiro do Norte. Este ano, o lema da Campanha da Fraternidade foi inspiração para os trabalhadores, "Fraternidade e Tráfico Humano".

A caminhada começou ainda pela madrugada na cidade do Crato, no bairro Pinto Madeira, de onde partiram centenas de pessoas. Outro ponto de concentração foi no contorno da Petrobras, no bairro Muruti, ainda no município do Crato, onde uma multidão aguardou para prosseguir na viagem, antes do amanhecer do dia.

Segundo o coordenador, padre Emanuel Marcos Torquato, esse ano houve um crescimento no número de participantes. Todos os anos, há, conforme ele, uma adesão maior. "É uma oportunidade de levar o tema da campanha às pessoas", diz ele.

O percurso chegou a demorar um pouco mais que o normal, e a caminhada terminou em torno de 8 horas. A previsão era de que as pessoas chegassem ao destino final, no Santuário dos Franciscanos, em Juazeiro do Norte, em torno de 7h30.

Por toda a extensão da caminhada, entre as cidades de Crato e Juazeiro do Norte, as pessoas foram aderindo à caminhada, com faixas e cartazes. A grande multidão adentrou os arcos do Santuário, onde encontrou no destino final do percurso, um farto café-da-manhã, que todos os anos tem a organização da comunidade dos Franciscanos, tendo è frente frei Barbosa.

A Caminhada do Trabalhador foi idealizada pelo padre Raimundo Elias, período em que era pároco da Igreja de São Francisco, no bairro Pinto Madeira, no município cratense. Hoje, ele reside em Portugal, mas a caminhada tornou o evento uma tradição, com uma das maiores manifestações do dia 1º de maio em todo o Estado.

Muitas pessoas chegam a sair de Juazeiro para se integrar a caminhada. Trabalhadores também fizeram movimentos de protesto por melhores condições de trabalho, na última quarta-feira, na cidade juazeirense.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis