Começa no CE vacinação contra a aftosa

Praticamente todos os municípios do Ceará já estão com vacinas contra a febre aftosa disponíveis para que criadores de bovinos e bubalinos imunizem seus rebanhos. A informação foi concedida pelo titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins, durante coletiva de imprensa que anunciou o início da campanha estadual contra a doença na manhã de ontem, durante a 11 ª Edição da Expo Ceará, na Capital.

A vacina está sendo vendida em lojas agropecuárias credenciadas em todo o Estado pelo valor de R$ 1,70. "A nossa orientação é de que os criadores adquiram a vacina o mais rápido possível e não se esqueçam de pedir a nota fiscal na compra", sugere o secretário.

Após adquirir a dose e imunizar seu rebanho, o criador deve se dirigir ao escritório da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), da Empresa Técnica de Extensão Rural do Ceará (Ematerce) ou à Secretaria Municipal de Agricultura de seu município para que ele possa fazer a certificação de que o seus animais já foram vacinados. De acordo com Martins, é muito importante que o pecuarista realize o procedimento que serve para comprovar a vacinação ao Estado.

"Ele vai ser perguntando quantas cabeças de gado tem, quantas morreram, quantas foram para o abate. Esse dado é fundamental para nós mantermos o controle da situação do nosso rebanho no Estado do Ceará", explica o secretário.

A campanha prosseguirá até o dia 31 deste mês e pretende ultrapassar a meta do ano anterior, de 95% de imunização dentre os 2,5 milhões de bovinos e bubalinos do Ceará, o que é considerado um índice muito bom por Martins. "Há uma consciência muito firmada entre os criadores no sentido de que o maior interessado em vacinar é o criador. Quando o animal tem febre aftosa, ele fica sem se alimentar, sem produzir, e é uma doença causada por um vírus altamente contagioso".

A solenidade de lançamento da campanha contra a febre aftosa acontece na próxima terça-feira, dia 6, durante a abertura do seminário Pecnordeste, que prossegue até a quinta-feira, dia 8. Na ocasião, estarão presentes o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller, e o governador do Estado, Cid Gomes.

O secretário de Desenvolvimento Agrário ainda acrescenta que há uma possibilidade remota de que a chefe do Executivo nacional, Dilma Rousseff, compareça ao evento. "Estamos trabalhando para que a presidente venha, mas não está nada confirmado", explica.

Título internacional
No final deste mês, o Estado do Ceará poderá ser reconhecido como Zona Livre Internacional de Febre Aftosa com Vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). A SDA marcará presença em uma conferência que acontece em Paris, entre os dias 25 e 30 de maio, e a expectativa do órgão é de que o título seja concedido.

"O Estado do Ceará cumpriu todos os pré-requisitos. Hoje, a nossa Agência de Defesa Agropecuária é a melhor do Nordeste em desempenho de defesa nas ações de agropecuária. Acredito que voltaremos com o reconhecimento da OIE", ressalta o presidente do órgão, Augusto Júnior.

Caso o reconhecimento seja aprovado, o Ceará poderá intensificar a exportação de vários produtos para os países da Europa, América Central e Ásia. "Isso significará a abertura total de nossas fronteiras para o trânsito de animais e de produtos de origem animal, como carne, leite e pele", destaca o gestor.

O presidente também defende que a aprovação deve beneficiar o fluxo de exportações no Porto do Pecém. "O local vai estar classificado como área livre de febre aftosa, abrindo as exportações de qualquer produto, principalmente as nossa flores e frutas", destaca.

A OIE aprovou o pleito do Brasil para o reconhecimento do Estado do Ceará como Zona Livre de Aftosa com Vacinação no mês de fevereiro deste ano.

O Ceará recebeu, na primeira quinzena do mês, a visita de fiscais da Organização para acompanhar as ações que o Estado desenvolve para imunizar os animais. A missão foi acompanhada por representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

A visita também fez parte das ações necessárias para o reconhecimento do Estado como Zona Livre internacional de febre aftosa com vacinação.

Também foi apresentado aos inspetores as ações e políticas executadas a fim de se obter o novo reconhecimento.

Mais informações
Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA)
Avenida Bezerra de Menezes, 1820 
São Gerardo - Fortaleza
Disque Aftosa: 0800 280 0410

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis