Vai viajar nestas férias? Conheça as 10 piores companhias aéreas do mundo

Se você costuma viajar com frequência, já deve ter passado por diversas experiências positivas e negativas relacionadas às companhias aéreas, não é mesmo? E certamente você consegue nomear quais são as que mais agradaram ou desagradaram em aspectos como simpatia da tripulação, qualidade das comidinhas servidas a bordo e se as poltronas são espaçosas, por exemplo.

Pensando nisso, para dar uma forcinha aos viajantes na hora de escolher com quais companhias viajar, o pessoal do site Business Insider publicou uma lista com as piores do mundo, elaborada com base em avaliações realizadas pelo Skytrax.

O ranking foi criado a partir da opinião de pessoas que encaram longos trajetos na classe econômica, levando em consideração aspectos como entretenimento a bordo, conforto das poltronas, higiene no interior da cabine, qualidade das refeições e eficiência da tripulação. A pontuação varia de 0 a 100 e você pode conferir a seguir — em ordem decrescente — quais são as 10 piores companhias aéreas do planeta:

10° lugar: Syrian Air
Nota: 44,8.

Esta companhia síria tem operado com um número reduzido de voos desde o início da guerra civil, devido às pesadas sanções impostas pela União Europeia. Mas, além dessa questão, a avaliação ruim também se deve ao fato de que, no ano passado, uma de suas aeronaves colidiu com um helicóptero militar em pleno voo. E, apesar de o avião ter pousado em segurança com seus 200 passageiros, não se sabe se ocorrerem fatalidades ou se alguém ficou ferido.

9° lugar: Tajik Air
Nota: 43,3.

Esta empresa tajique já sofreu dois acidentes fatais desde a sua fundação na década de 20, que provocaram a morte de mais de 200 pessoas. Contudo, apesar dos desastres, a Tajik Air recebeu estrelinhas graças à boa interação dos comissários de bordo com os passageiros e pelo conforto de suas aeronaves.

8° lugar: Iceland Express
Nota: 42,8.

Contando com apenas duas aeronaves em sua frota, esta pequenina companhia aérea de baixo custo da Islândia recebeu alguns pontinhos pela qualidade de suas refeições, assistência da tripulação durante o embarque e pela constante presença de comissários na cabine.

7° lugar: Rossiya Airlines
Nota: 42,7.

De origem russa, a Rossiya Airlines conta com uma frota de aviões da Airbus, Boeing e alguns de fabricação nacional também, mas não pontuou muito bem junto aos passageiros da classe econômica durante os voos mais longos.

6° lugar: Bulgaria Air
Nota: 41,8.

Contando com 18 aeronaves em sua frota, a Bulgaria Air está trabalhando para melhorar a qualidade dos serviços que oferece. Ela recebeu pontinhos da Skytrax por seu serviço de bordo, tripulação capaz de se comunicar com estrangeiros e por oferecer amenidades como travesseiros e cobertores, e recentemente incluiu voos de baixo custo a Amsterdã para facilitar as conexões com o resto da Europa, os EUA e o Canadá.

5° lugar: Air Koryo
Nota: 39,2.

A Air Koryo é uma empresa estatal norte-coreana que, além de encher os ouvidos dos passageiros com hinos e marchas revolucionárias durante as viagens, oferece refeições descritas como “comíveis”, e conta com uma enorme quantidade de vapor dentro da cabine. E mais: apenas duas de suas aeronaves podem entrar no espaço aéreo da União Europeia.

4° lugar: Uzbekistan Airways
Nota: 37,5.

Desde o seu voo inaugural em 1992, a Uzbekistan Airways já sofreu três acidentes fatais que provocaram a morte de 54 pessoas no total. Além disso, a eficiência da tripulação em atender aos passageiros não é lá essas coisas, e as opções de entretenimento durante os voos também deixam bastante a desejar.

3° lugar: Ukraine International Airlines
Nota: 36,3.

Apesar de oferecer voos para mais de 60 destinos espalhados pela Europa, pela Ásia e pelo Oriente médio e de não ser odiada pelos passageiros — além de até ter transportado o Papa João Paulo II pela Ucrânia em uma ocasião —, a Ukraine International Airlines se deu mal em todos os demais itens avaliados, deixando-a no terceiro lugar da lista.

2° lugar: Sudan Airways
Nota: 33,3.

Embora as aeronaves da Sudan Airways tenham recebido boas avaliações graças ao conforto das poltronas, todos os demais aspectos considerados obtiveram resultados ruins. Além disso, a companhia foi banida de voar à Europa, e só oferece opção de voos para o Oriente Médio, a África ou voos domésticos dentro do Sudão.

1° lugar: Turkmenistan Airlines
Nota: 30,8.

Classificada como a pior companhia aérea do mundo para se voar na classe econômica, a Turkmenistan Airlines conta com uma frota de aeronaves da Boeing para transportar seus passageiros. A péssima nota é resultado da falta de conforto de suas poltronas, poucas opções de entretenimento a bordo, demora por parte da tripulação em atender aos passageiros e o fato de que não se comuniquem muito bem com viajantes estrangeiros.

Fonte: Mega Curioso



AddThis