Crato (CE): Secretaria de Cultura lança ‘Quermesse Cultural’, a partir desta sexta-feira

Dando início à programação das férias, a Secretaria de Cultura do Crato lança nesta sexta-feira (12/06), o projeto Quermesse Cultural, que acontecerá na RFFSA, a partir das 17h. O objetivo é criar um espaço em que arte, negócios e diversidade cultural caminhem juntos para possibilitar a ampliação de oportunidades de fruição de bens culturais pela população. Mas a Quermesse Cultural não para por aqui. Ela será estendida a todos os bairros e distritos da cidade de forma continuada democratizando o acesso à cultura e promovendo a interação entre diferentes localidades do município.

“A Quermesse é uma oportunidade de levarmos as ações da secretaria de Cultura até os bairros mais distantes e, a cima de tudo, darmos visibilidade à arte e cultura realizada em nosso município”, explica a coordenadora do Núcleo de Gastronomia, Soraya Pyancó, e responsável pela produção da Quermesse.

Segundo a Secretária de Cultura, Dane de Jade, essa ação faz parte de um plano de programa muito maior. “Acreditamos que ações como essa são essenciais para o desenvolvimento territorial de nosso município. Há em todo o município, uma profusão de artesãos e mestres da cultura que produzem artefatos extremamente originais. Entretanto, com a descaracterização da cultura local, percebemos uma apatia entre esses produtores que passam a não mais imprimir em suas confecções, traços e características que delineiam a nossa cultura.

A criação de um espaço que sirva de vitrine para seus produtos e criações é uma forma de valorizar a cultura e diversidade da região, atuando como catalisador dos pilares que estruturam nossos valores”, explica a secretária. Extraordinariamente, a quermesse terá seu início nesta sexta-feira, entretanto, ela ocorrerá na ultima quinta-feira de cada mês.

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis