Expocrato 2013 deverá ter um aumento de 25% nas vendas

Uma das maiores exposições centro-nordestinas de animas e produtos derivados começa no próximo domingo, com a ExpoCrato, em sua 62ª edição, no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante. É a festa mais tradicional da região do Cariri. A abertura oficial, com a presença de autoridades, será a partir das 17 horas e a expectativa é que a cidade receba nos próximos dias milhares de visitantes. Neste período, além dos setores de confecções e calçados, as áreas de hotelaria e restaurantes são as que mais faturam. Há segmentos em que a estimativa de aumento nas vendas é de 25%.

É a fase em que a economia local é mais aquecida, segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojista (CDL), Francisco Parente. Este ano, a festa no parque contará com atrações como o Paralamas do Sucesso e Chiclete com Banana. A expectativa é recebe mais de 350 mil pessoas de 14 a 21 de julho. Os shows começam a ser realizados a partir deste domingo atraindo um grande público.

Segundo o presidente do Grupo Gestor da ExpoCrato, Francisco Leitão Moura, o crescimento da festa a cada ano é bem visível e consegue se destacar no cenário estadual como a maior feira agropecuária do Ceará, a segunda maior do Nordeste, depois de Salvador, na Bahia, e está entre as cinco maiores do Brasil. Serão mais de 6 mil animais, mesmo num período considerado de grande estiagem em toda a região Nordeste.

E a maioria dos comerciantes aguarda com expectativa o período e procuram abastecer com novas mercadorias os estabelecimentos. O empresário Sérgio Almeida, do setor de confecções, aposta na comercialização dos seus produtos a partir das próxima sexta-feira. "A esperança é que realmente possamos vender até mais de 25% do que o normal", disse ele. De acordo com o comerciante, as pessoas precisam entrar no clima da ExpoCrato, para haver uma movimentação maior em todos os segmentos. Ele o bserva que há um grande aumento nas vendas informais em toda a cidade, além do crescimento de empregos neste período. Segundo Leitão Moura, são mais de 1000 empregos diretos e indiretos gerados com a festa. "Sem dúvida, há um crescimento significativo de postos de trabalho, além de um aquecimento representativo da economia local", afirma.

Serão realizados durante os dias de festa três grandes leilões de animais, de várias raças, além da exposição internacional de cães. Este ano, o presidente do grupo gestor destaca a instalação de uma usina de reciclagem de lixo dentro do parque, no intuito de minimizar os problemas causados pela poluição e grande produção de entulhos.

Atrativos
"A finalidade é não ter emissão de carbono, com a plantação de árvores no local", afirma. O trabalho é uma parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Município.

Mas dois grandes atrativos no parque se tornaram destaque todos os anos, além de uma tradição. São a minicasa de farinha, com a comercialização de tapioca de amendoim, coco e natural, além do mini engenho de cana-de-açúcar, com a moagem da cana para a venda da garapa com limão e gelo, além do mel. Ano passado, conforme a direção do parque, foram utilizadas na moagem cerca de 120 toneladas de cana. Cerca de 10 toneladas de farinha são utilizadas nas tradicionais tapiocas de forno.

Este ano, o grupo gestor está realizando algumas mudanças no parque para a adequação dos trabalhadores, que vêm durante o período das fazendas dos diversos estados do Nordeste, sul e sudeste do Brasil. O Ministério Público, por meio de Termo de Ajustamento Conduta (TAC), solicitou várias mudanças no parque, para adequar o alojamento desses profissionais, além da melhoria de acesso nos pavilhões, como a inclusão de rampas para deficientes.

De acordo com Leitão Moura, todas as mudanças solicitadas pelo Ministério Público estão sendo atendidas na medida do possível, como forma de possibilitar uma festa num contexto de organização melhor. Ele disse que haverá um reforço na segurança dentro do parque, com mais de 200 homens da Polícia Militar.

Premiação
Além da programação técnica com premiação para os melhores animais e criadores, a festa ainda inclui shows de bandas e artistas como Toca do Vale, Edson Gomes, Garota Safada, Mastruz com Leite e Jorge & Mateus. A área reservada para os shows é de 420 mil m². Possui, ainda, 40 camarotes, dois palcos, duas tendas eletrônicas, espaço para esportes radicais e capacidade para 100 mil pessoas. A cultura popular conta com o espaço Mestre Elói dentro do parque.

A área de experimento agrícola, em diversas culturas serão contemplada no estande da Empresa de Assistência Técnica e Rural do Ceará (Ematerce). Serão vários experiências expostas para os produtores agrícolas da região, com a participação dos técnicos, que farão as orientações necessárias. Segundo a gerente da Ematerce, em Crato, Elcileide Mendonça, se buscou contemplar áreas voltadas para agricultura de sequeiro.

Durante todos os dias de exposição, poderão participar das oficinas cerca de 20 produtores. "É para nós um evento de grande relevância, porque temos a oportunidade de vivenciar esse momento de troca de experiências", diz a gerente.

O artesanato também ganha espaço significativo no espaço do Parque Pedro Felício Cavalcante, com a venda de exemplares de trabalhos de diversas cidades do Cariri, com a feira dos artesãos, próximo ao portão de entrada do Parque. Este ano, no espaço destinados aos shows, a justiça proibiu a entrada na área de shows de crianças menores de 10 anos. E as com 12 anos, deve estar no local com a presença dos pais ou responsável.

Mais informações
Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, S/N
Praça Filemon Teles
Centro
Telefone (88) 3523.2120 

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis