Barbalha (CE): Cidade abre festejos com cortejo do Pau da Bandeira

Este município do Cariri está oficialmente em festa, homenageando seu padroeiro, Santo Antônio. Pela primeira vez em alguns anos, ontem, o hasteamento do Pau da Bandeira, que marca oficialmente o início dos festejos, aconteceu ainda com dia claro, com o cortejo de carregadores chegando à Praça da Matriz por volta das 17 horas.

O tronco de jatobá, de 23 metros, pesando cerca de duas toneladas, foi retirado do Sítio Flores e conduzido nos ombros de cerca de 200 homens até a Igreja Matriz.

O ritual é considerado uma prova de fé à Santo Antônio pelos carregadores e pela população, que acompanha o trajeto ou aguarda nas calçadas a passagem do cortejo. Entre pausas para descanso e fartos goles de cachaça, os devotos percorreram uma distância de cerca de seis quilômetros, descendo a encosta da serra e chegando à zona urbana pela Avenida Paulo Sampaio, passando pelas ruas do Vidéo e da Matriz.

Alvorada
O dia de festividade iniciou ainda às 6 horas, com a alvorada de fogos. A partir das 8 horas, grupos de manifestações tradicionais - maneiro pau, penitentes, lapinhas, bacamartes, reisados, vaqueiros - começaram a concentração em frente à igreja, onde foi realizada uma missa dedicada à Santo Antônio. Ao todo, cerca de 58 grupos de Barbalha e cidades vizinhas participaram do desfile que é realizado após a missa pelas ruas da cidade. Às 10 horas, foi dado o comando pelo capitão do pau, Rildo Teles, para que fosse iniciada o carregamento do tronco, partindo do Sítio Flores.

"Há uma integração muito intensa entre todos os carregadores. Os mais fortes, mais experientes e os mais dotados de fé carregam a parte mais pesada do tronco. O critério é a fé", explica o capitão do pau. É ele quem dita o ritmo do carregamento e cuida, junto com os mais antigos, para minimizar o risco de acidente durante o percurso. Uma ambulância e carros de apoio acompanharam os carregadores até a entrada da cidade. Uma multidão esperava os carregadores para ver o hasteamento do mastro, que acontece de maneira rudimentar, com o auxílio de troncos menores, uma máquina criada por um dos carregadores, e cabos de aço.

Às 18h, a bandeira de Santo Antônio estava hasteada, dando início à semana festiva que segue até o dia 13 de junho, com shows diários no Parque da Cidade, além de uma intensa programação religiosa, que inclui missas dedicadas ao padroeiro, quermesses e trezenas.

"A festa mexe com todos os setores da economia da cidade. A Barbalha toda se prepara para esse dia de festa. O setor de serviço, do eletricista ao pedreiro, você mexe com toda a culinária da região, o comércio, as pessoas preparam as casas para receber visitantes, os hotéis se tornam pequenos. Essa festa influência a economia não só de Barbalha, mas de toda a região", reforçou o secretário da Cultura do Município, Antônio de Luna.

Ao longo da semana, são esperados cerca de 500 mil pessoas passando por Barbalha, com uma movimentação financeira em torno de R$ 15 milhões.

Durante o cortejo dos grupos de tradição, foi realizada a edição caririense da "Marcha das Vadias", reunindo cerca de 200 pessoas, entre homens e mulheres, em favor da liberdade feminina e denunciando a violência contra a mulher na região.

A manifestação foi pacífica, provocando apenas um estranhamento ao chegar ao palco montado em frente à Igreja do Rosário, onde era realizado uma solenidade em homenagem ao secretário de Cidades do Governo do Estado, Camilo Santana, que é natural do Crato.

O grupo impediu que fosse cantado os parabéns ao secretário, gritando palavra de ordem como "Santo Antônio, livrai as mulheres da violência!". No palco estavam figuras como o deputado federal pelo PT-CE, José Guimarães, o prefeito de Barbalha, José Leite, e a deputada federal Gorete Pereira (PR), que acabou se solidarizando e unindo-se à Marcha.

Enquete
O que você acha da programação deste ano?

"Sou vaqueiro da caatinga, de pegar boi no mato há 28 anos. É uma tradição do meu avô e do meu pai, que passou para mim. E faz 12 ou 13 anos que venho nesta homenagem a Santo Antônio"
Antônio de Tonir
Vaqueiro, de Barbalha

"É a primeira vez que venho ao Pau da Bandeira. Estou achando tudo maravilhoso, as danças, as vestimentas dos grupos de tradição, a igreja toda decorada, estou achando muito lindo. Vou ficar até mais tarde"
Patrícia da Costa
Estudante do IFCE, de Fortaleza

Mais informações
Festa do Pau da Bandeira, em homenagem ao padroeiro Santo Antônio
Até o dia 13, em Barbalha
Programação variada

FÁBIO MARQUES
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis