Barbalha (CE): A festa de Santo Antonio entre o sagrado e o profano

Contam que certa vez, em Nápoles, Itália, uma moça se viu impedida de casar porque não tinha dinheiro para o dote que se exigia na época. Já em pânico, ela apelou ajoelhada para Santo Antônio, que lhe entregou um bilhete com um endereço. A instrução era que ela fosse até um tal comerciante, colocasse o bilhete sobre a balança e pedisse que ele lhe devolvesse o peso do bilhete em moedas. Cumprindo as ordens, ela foi até o comerciante, que não lhe deu atenção por conta do peso ínfimo do papel. No entanto, ao colocar o bilhete sobre a bandeja, foram necessários 400 escudos de prata para que a balança se equilibrasse. Só então o comerciante lembrou que havia feito uma promessa no valor de 400 moedas para o Santo, que nunca fora cumprida.

Histórias como essa deram a Santo Antônio a fama de “Santo Casamenteiro” e, por isso, é pra ele que correm todas as moças que querem arranjar um marido. Se vai funcionar ou não, depende da crença de cada uma.

No Ceará, todos os anos a cidade de Barbalha dedica uma festa gigantesca ao milagreiro. Este ano, o evento, que começou dia 1o., segue até 13 de junho, com música, dança, missa e o tradicional cortejo do Pau da Bandeira. Tido como um dos mais enraizados eventos do Estado, as festividades começaram no último sábado, com a Noite das Solteironas, um grande “simpósio” de mulheres em busca de “sair do caritó”. A expectativa de público para este ano é de 500 mil pessoas, o que movimenta, segundo informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Barbalha, um montante de R$ 15 milhões somente no Município.

Embora aconteça em Barbalha há mais de um século, a festa, este ano, ganhou um motivo a mais de comemoração. A cidade foi reconhecida pela lei estadual 96/2012 como a Capital Cearense dos Festejos a Santo Antônio. Por isso, além da famosa festa, que escolheu o tema “Viva! Barbalha agora é a capital”, a prefeitura do município, junto com Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), abre no dia 12 de junho a exposição permanente Pau de Santo, Festa de Fé, em cartaz no Casarão da Secretaria de Cultura de Barbalha. A mostra foi montada a partir dos resultados do Inventário Nacional de Referências Culturais da Festa de Santo Antônio de Barbalha, pesquisa que faz parte da instrução de registro da festa como Patrimônio Cultural Brasileiro.

Além da exposição, também no dia 12, será lançado o livro Sentidos de Devoção - Festa e Carregamento em Barbalha, organizado pelos historiadores Igor de Menezes Soares e Ítala Byanca Morais da Silva. Compilando artigos de pesquisadores, artistas e pessoas com diferentes ligações com os festejos de Santo Antônio, o livro aborda aspectos variados do evento, desde sua dimensão histórica até desdobramentos no cinema, na antropologia e no turismo.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo de Barbalha, Antônio de Luna, ser reconhecida como a Capital Cearense dos Festejos a Santo Antônio, reafirma o valor das tradições populares na Cidade, com uma festa que tem como destaque o diálogo entre o sagrado e o profano. “O místico de fé e o profano conseguem não se confrontar, mas se ajustar dentro do imaginário popular de forma tão contundente”, afirma acrescentando que os lançamentos do livro e da exposição vão garantir ainda mais visibilidade para o evento, que já começa a desenhar sua edição de 2014 aproveitando a Copa do Mundo. “A festa por si só acontece por ser genuinamente popular, porém os detalhes, que não são poucos, começam a ser discutidos logo após o término de cada edição”.

Serviço
Exposição “Pau de Santo, Festa de Fé”
Onde: Casarão da Secretaria de Cultura de Barbalha (Rua da Matriz, 25, Centro)

Quando: abertura no dia 12 de junho, com lançamento do livro Sentidos de devoção: Festa e Carregamento em Barbalha
Outras informações: 88 3532.1708

Saiba mais
Com 260 páginas, o livro Sentidos de devoção: Festa e Carregamento em Barbalha terá 100 exemplares distribuídos gratuitamente no dia do lançamento. Em seguida, será distribuído ao Sistema Estadual de Bibliotecas e doados para instituições que solicitarem ao Iphan-CE ou à prefeitura de Barbalha

Fonte: O Povo



AddThis