Dilma sanciona lei que cria Universidade Federal do Cariri

A presidente Dilma Rousseff (PT) sanciona na tarde desta quarta-feira, 5, projeto que cria quatro novas Universidades Federais – uma delas na região do Cariri, no Ceará. A Universidade Federal do Cariri (UFCA) terá sede em Juazeiro do Norte e deve atender mais de um milhão de pessoas. A cerimônia se sanção contou com a participação do governador Cid Gomes (PSB) e do reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Farias.

De acordo com o projeto que prevê a nova universidade – que teve relatoria do senador Inácio Arruda (PCdoB) –, a UFCA será composta a partir dos campi da UFC em Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato. Além desses três postos já existentes, serão criados os campi de Icó e Brejo Santo. O projeto prevê ainda a criação de 197 cargos de professor universitário e 530 de técnico administrativo.

“A Universidade Federal do Cariri viabilizará o fortalecimento de uma política local de desenvolvimento econômico e social permitindo que toda a população tenha acesso a instrumentos adequados para as mudanças socioeconômicas efetivas na região”, diz Inácio.

Além da UFCA, serão criadas a Universidade Federal do Sul Sudeste do Pará (Unifesspa), a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) e a Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba).

Fonte: O Povo



AddThis