Crato (CE): Casa Digital é inaugurada no Baixio do Muquém

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), inaugurou no último sábado (1), 13 novas Casas Digitais do Projeto Territórios Digitais do Ministério das Comunicações. A solenidade de inauguração, aconteceu no Sítio Baixio do Muquem, no município do Carto, onde foi inaugurada a Casa Digital daquela localidade.

Também foram beneficiados os municípios de Quixadá, Caririaçu, Missão Velha, Abaiara, Trairi, Monsenhor Tabosa e Várzea Alegre.

Cada Casa Digital recebe computadores para o acesso à internet na zona rural, fazendo parte do Programa Territórios Digitais, do Ministério das Comunicações, em parceria com a SDA. É um espaço público, gratuito de gestão comunitária que tenha a inclusão digital como ferramenta na busca da cidadania para superar as dificuldades de permanecer no meio rural. Para o vice-prefeito do município do Crato, Raimundo Bezerra Filho, os novos equipamentos vão permitr a permanência do homem do campo na zona rural. “É a portunidade que as famílias daqui têm para conhecer o mundo e também para divulgar o nosso município”, afirmou.

O coordenador geral de formação da Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Dênis Rodrigues, destacou que o Ceará tem se destacado na formação dos facilitadores das Casas Digitais. “É muito importante que as Prefeituras Municipais tenham a consciência de viabilizar este programa na comunidade”, afirmou.

Arca das Letras
Também foram implantadas 23 Bibliotecas Rurais do Programa Arca das Letras que atenderão os municípios de Crato, Campos Sales e Abaiara. O Programa tem levado a leitura, lazer e cultura às famílias rurais.

A coordenadora estadual do Projeto Arca das Lestras, Sandra Bandeira ressaltou que o Ceará vem se destacando a nível nacional com o maior número de bibliotecas implantadas até o momento e as comunidades realizam a gestão voluntária das bibliotecas que em geral são instaladas na residência de um morador. O valor de investimento médio por cada biblioteca é de R$ 5 mil. É uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

“Não existe tesouro maior para uma comunidade que o tesouro da leitura. E quando a leitura chega à zona rural do Brasil, com o programa Arca das Letras, estamos oferecendo também dignidade para as nossas comunidades rurais”, afirmou o consultor para o Nordeste do Programa Arca das Letras no MDA, Cláudio Gomes.

O secretário Nelson Martins também comemorou as inaugurações e destacou que esses equipamentos serão importantes meios para divulgar as políticas da SDA no interior do Estado. “Nós vamos contar com as Casas Digitais para divulgar as nossas principais políticas públicas para aqueles que mais precisam, e esperamos também que a comunidade possa ter a oportunidade de ampliar os seus conhecimentos com a leitura, através das bibliotecas que inauguramos aqui”, afirmou.

Assessoria de Comunicação / SDA



AddThis