Barbalha (CE): Governo arremata usina de açucar

O Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), arrematou a Usina de Açúcar Manoel Costa Filho, em Barbalha, em leilão judicial realizado ontem, no auditório da Caixa Econômica Federal, em Fortaleza. O presidente da Adece, Roberto Smith, participou do leilão onde deu o lance exato de R$ 15 milhões e 480 mil.

Também estava presente o secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Nelson Martins, além de diretores de Atração de Investimentos e Agronegócio da Adece, Cláudio Frota e Reginaldo Lobo, respectivamente.

Localizada nos sítios Santa Tereza e Brejinho, a Usina foi implantada na década de 60, quando se valeu da longa tradição do Cariri no plantio de cana.

Desativada desde 2004, a intenção do Governo é estruturar a usina para que volte a funcionar e ajude no fortalecimento da produção agrícola da Região, que dispõe de quase nove mil hectares para a produção de cana-de-açúcar.

De acordo com Roberto Smith, o Estado ainda investirá aproximadamente R$ 36 milhões para deixar a usina novamente em condições de funcionamento. “A ideia é recuperar o empreendimento e reiniciar a produção o mais rápido possível”, declarou.

Para Alexandre Andrade Lima, presidente da União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida), a posição do governo foi a mais justa e acertada. “A região do Carirí possui excelente potencial da produção canavieira, porém, estava sem perspectiva com o fechamento da usina. A sua aquisição promoverá o desenvolvimento socioeconômico da região mais uma vez”, comemora.

O próximo passo do Governo é a elaboração de um Plano de Negócios para determinar se produção de álcool será destinada a combustíveis ou para abastecer a indústria de bebidas.

Fonte: O Povo



AddThis