Juazeiro do Norte (CE): Venda de fogos causa impasse

Após cumprir a determinação de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), do Ministério Público, para mudança de espaço para vendas de fogos de artifícios, os barraqueiros deste município agora reclamam da falta de divulgação do novo local e ausência de clientela. Há apenas uma semana no Parque Ecológico das Timbaúbas, são poucos os vendedores que se habilitam a permanecer na área destinada à comercialização dos fogos, antes de começar o mês de junho.

Em Crato, a mudança acontece a partir da segunda-feira. Os barraqueiros vão sair da área onde há várias décadas comercializavam, à beira do Canal do Rio Grangeiro, para o Parque de Exposição. Serão cerca de 50 vendedores. Eles cumprem orientação no intuito de não oferecer riscos à população. Os locais foram definidos após avaliação do Corpo de Bombeiros, para liberação dos laudos onde esses comerciantes pudessem atuar, sem oferecer riscos à população.

Em Juazeiro do Norte, o espaço é provisório, para atender à necessidade dos próprios vendedores. Principalmente porque, segundo o Corpo de Bombeiros, o local se encontra a menos de 10 metros de prédios públicos, no caso da Polícia Ambiental e Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano da cidade.

Depois de funcionar em locais inadequados, os comerciantes buscam um fortalecimento do grupo de 31 vendedores que estão com barracas no Parque das Timbaúbas. Eles estão criando a Associação dos Comerciantes da Feira de Fogos. O intuito é possibilitar uma maior organização do grupo que atua há várias décadas na comercialização do produto. Segundo Reginaldo Alves, que estará à frente do grupo, é importante que haja maior divulgação do espaço, principalmente com faixas e cartazes no local onde ocorria a feira há vários anos. "Era uma área que estávamos habituados a comercializar. Há um desconhecimento da população quanto a esse novo local em que estamos", diz ele.

O local passou a ser contestado pelo Ministério Público e pelo Corpo de Bombeiros, pois sempre apresentava riscos para a população. Durante a reunião que escolheu o local da feira, a Prefeitura, por meio do secretário do Meio Ambiente e Serviços Públicos, Luiz Ivan Bezerra, se comprometeu em dar o apoio logístico e segurança, fazer a construção dos boxes de vendas e a divulgação do novo local. Cada boxe terá 2 metros de cumprimento. O espaço entre eles também será de 2 metros, seguindo orientação do Corpo de Bombeiros.

O secretário do Meio Ambiente explica ainda que o local deverá funcionar de 8 às 22 horas e que, durante o período noturno, a Secretaria de Cultura deverá promover um festival de quadrilhas juninas e shows com músicos regionais. Luiz Ivan lembra também que o local é provisório, mas que poderá ser oficializado ao fim do período junino quando a feira ficará encerrada. "Se os feirantes e o público aprovarem o local, a Prefeitura poderá efetivar o local para receber todos os anos a Feira de Fogos de Artifícios", conclui Luiz Ivan.

Para o vendedor Cícero Leonardo, o espaço do parque ficou contramão para a sua clientela. Ele disse que é importante nesse momento a colaboração do poder público para auxiliar na mudança, principalmente levando às rádios a divulgação da feira.

Segundo o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Marcílio Guimarães, todo o processo de adequação das novas barracas, o espaço onde estão acontecendo as vendas atualmente não é o ideal, mas foi o mais fácil encontrado. O melhor seria uma área mais isolada da cidade.

Conforme a promotora de Justiça, Efigênia Coelho Cruz, representantes da Secretaria de Meio Ambiente, do Corpo de Bombeiros, da Polícia, Guarda Municipal e vendedores ambulantes de produtos e artefatos explosivos firmaram, no ano passado, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que regulariza a venda dos produtos.

Os fogos devem ser comercializados em local previamente inspecionado pelo Corpo de Bombeiros da região.

Mais informações
Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano
Parque Ecológico das Timbaúbas
Juazeiro do Norte - Cariri
Telefone: (88) 3511.3512

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis