Crato (CE): Saúde será beneficiada com Rede de Atendimento Psicossocial (RAPS)

O Crato passará a contar com uma vasta Rede de Atendimento Psicossocial (RAPS) na área de saúde mental, com extensão dos serviços, e será referência para 13 municípios. De acordo com resolução repassada pela Comissão Intergestora Bipartide, com resultados apresentados para a coordenação de Saúde Mental, da Secretaria de Saúde, a cidade passará a contar com uma rede de atendimento, resultado de um trabalho que vem sendo empreendido pela atual administração. Com isso, a cidade estará sendo beneficiada com os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e terá 20 leitos hospitalares para tratamentos mais graves, voltados para os casos de doenças mentais, além de dependentes químicos e de álcool.

Serão os Caps AD III (para atender dependentes de álcool e drogas), e o CAPS III, com atendimento aos doentes mentais, com residência terapêutica e funcionamento 24 horas, inclusive nos finais de semana. Os centros terão desde atendimentos para crianças e adolescentes, como também para adultos. No caso dos internamentos, estarão voltados para casos de emergência em psiquiatria.

Com isso, segundo a coordenadora de Saúde Mental do Município, Margareth Novais, o Crato estará com uma rede completa de atendimento na área, beneficiando a população, antes desasistida pela falta de equipamentos específicos. Ela afirma que todos os trâmites necessários serão encaminhados, inclusive na definição das contrapartidas do Governo do Estado e do Município. A coordenadora comemora a conquista para o Crato, por se tratar de uma área com grande demanda de atendimento, que ainda não tem como efetivar tratamentos de forma mais ampla. Ainda será definido o hospital onde serão destinados os 20 leitos, voltados para tratamento dos casos.

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis