Juazeiro do Norte (CE): Exposição ‘Beatos e Beatas do Padre Cícero’ valoriza cultura e história local

A mostra fotográfica “Os Beatos e Beatas do Padre Cícero” poderá ser visitada, a partir do dia 20 de maio, segunda-feira, no Cariri Garden Shopping, administrado pela Tenco Shopping Centers. O projeto faz parte de uma parceria do empreendimento com o Memorial, no intuito de tornar a cultura e a história da cidade e da região, acessível à população. A exposição vai até o dia 31 de maio.

A série de exposições, que acontece desde o mês de março, no mall do shopping, por meio do projeto “Juazeiro de Corpo e Alma”, já trouxe exposições sobre as ‘Relíquias do Padre Cícero’, com objetos pessoais do sacerdote sendo expostos ao público e, no mês de abril, as ‘Artes Reverenciando o Padre Cícero’, com trabalhos de artistas da cidade.

Segundo o presidente da Fundação Memorial Padre Cícero, Antônio Chessman Alencar, o principal intuito dessa parceria é ampliar o espaço do Memorial e torná-lo dinâmico, levando a história da cidade ao conhecimento de todos. Ele afirma que essa mostra, especificamente, traz um capítulo com personagens de grande importância. Serão expostas 12 fotos de beatos, que tiveram influência direta na vida da cidade, alguns deles, por conviverem de forma aproximada com o Padre Cícero, a exemplo da beata Maria de Araújo, que protagonizou o ‘milagre de Juazeiro’, em 1889, e também a beata Mocinha, que administrava a casa do sacerdote.

“É uma forma de rememorarmos a nossa cultura e levarmos isso para espaços importantes, como o shopping”, diz Chessman. A exposição esteve anteriormente no próprio Memorial. Nos próximos meses de junho e julho, mais duas importantes exposições inéditas serão levadas ao shopping.

O Gerente de Marketing, do Cariri Garden Shopping, Eduardo Duffles, destaca a importante parceria, que vem ocorrendo com pleno sucesso, desde a primeira mostra. “Um dos grandes objetivos da administração do shopping é levar ao público mais exposições e eventos. Falar do Padre Cícero é contar a história do Cariri”, afirma. Ele explica que, a parceria entre as duas instituições, tem como objetivo valorizar ainda mais o importante equipamento de salvaguarda da história de Juazeiro e da região, que é o Memorial Padre Cícero. “Precisamos, como principal ponto de entretenimento da cidade, valorizar a cultura local”, enfatiza.

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis