Barbalha (CE): Município será sede da I Caravana do Brincar e da Leitura

Nos dias 21, 22 e 23 de maio, Barbalha sediará um grande encontro de educadores sociais dos municípios das regiões do Cariri, Centro Sul, Sertão Central e Inhamuns. Eles fazem parte do Programa O Ceará Cresce Brincando, que desde 2006 vem fazendo um trabalho em todo o Ceará, fortalecendo a importância do brincar para o desenvolvimento infantil e o estabelecimento de vínculos entre as crianças, suas famílias e comunidade.

A Caravana do Brincar e da Leitura corresponde a uma das etapas da Formação dos Educadores Sociais Brinquedistas, que está acontecendo desde o início do ano de forma regionalizada e tem como foco a cultura do brincar e a contação de história.  Durante os três dias, o evento contará com a participação de 200 crianças da rede pública de Barbalha e cerca de 70 educadores sociais do CCB e coordenadores do Projeto Eu Sou Cidadão, outra iniciativa da APDMCE, desta vez de incentivo à leitura e formação cidadã.

Na programação, constam aulas teóricas sobre a cultura do brincar e técnicas de contação de história; e momentos práticos com as crianças, onde, através de rodízios, todos passarão pelas ilhas do Criar, do Brincar e das Histórias Mágicas.

O Programa O Ceará Cresce Brincando é realizado pela Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE) e Fundo das Nações Unidas pela Infância (UNICEF), com o apoio da COELCE. Para a realização da I Caravana do Brincar e da Leitura, o Programa tem a parceria da Prefeitura Municipal de Barbalha.

Confira a programação completa:

.:.DIA 21/05 (Terça-feira)
- 12h – Almoço
- 13h30 – Abertura da III Etapa da Formação dos Educadores Sociais Brinquedistas
- 14h às 18h – Turma A – Oficina “O Brincar livre” (Vivação) / Turma B – Oficina “O livro e suas histórias antigas” (Tâmara Bezerra)
- 18h30 – Jantar

.:.DIA 22/05 (Quarta-feira)
- 8h às 11h – CARAVANA DO BRINCAR E DA LEITURA
- 11h30 – Almoço
- 13h – Entrega das sequências didáticas elaboradas pelos educadores
- 13h30 às 17h30 – Turma A – Oficina “O livro e suas histórias mágicas” (Tâmara Bezerra) / Turma B – Oficina “O brincar livre” (Vivação)
- 18h – Jantar

.:. Dia 23/05 (Quinta-feira)
- 8h às 11h – CARAVANA DO BRINCAR E DA LEITURA
- 11h30 – Solenidade de encerramento
- 12h - Almoço

Serviço
I Caravana do Brincar e da Leitura (Municípios do Cariri, Sertão Central, Inhamuns e Centro Sul)
Dias: 21, 22 e 23/05
Local: Balneário do Caldas / Barbalha
Mais informações: Bárbara Janiques (85) 9912-0243 / (85) 4006-4058

Assessoria de Imprensa / PMB



AddThis