Anjos da Enfermagem completam dez anos de atuação nos hospitais

Criado com o objetivo de promover a formação humanizada dos futuros profissionais da área enfermagem e de forma lúdica prestar assistência às crianças em tratamento contra o câncer, o Instituto Anjos da Enfermagem está comemorando dez anos de atividades.

Durante todo o restante do mês de maio haverá programação que exalta a importância do projeto para a saúde nacional. Ao todo, 18 Estados brasileiros estão envolvidos na ação, que devido aos cuidados diferenciados com o setor, tomou grandes proporções se configurando como o maior do Brasil. Ele continua sendo expandido. Esta é uma iniciativa pioneira e que teve inicio em Crato e atualmente a meta é atender a todo o País.

Abrindo as celebrações, a Coordenação Nacional do Programa Anjos da Enfermagem: Educação em Saúde através do Lúdico, em parceria com o Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery (MuNEAN), realizou, no início desse mês, a exposição "Anjos da Enfermagem - 10 anos de um Sonho que Contagia", em Salvador (BA), mostrando a história, as perspectivas, as conquistas e as simbologias que nortearam o instituto.

Livro
Também houve o pré- lançamento do livro com o mesmo título, escrito pela fundadora e coordenadora nacional da instituição, a enfermeira Jakeline Duarte. No Ceará, foi realizada uma missa de ação de graças, em Crato.

O ato na igreja da Sé contará com a participação dos coordenadores nacionais do instituto, diretoria, voluntários e ex-voluntários, além da comunidade em geral. Logo após, no município de Barbalha, haverá uma confraternização com as crianças do Hospital São Vicente de Paulo, o primeiro a ser atendido pelos Anjos da Enfermagem.

Nos demais núcleos espalhados pelo País, as comemorações acontecerão de forma independente, a critério de cada unidade. Durante a Semana Nacional de Enfermagem, os coordenadores estaduais irão apresentar os resultados das operações efetuadas. De acordo com a coordenadora nacional dos Anjos da Enfermagem, Jakeline Duarte, entre as conquistas mais relevantes do projeto estão a da repercussão nacional, novos parceiros, o licenciamento da marca para uma das maiores editoras do país na área de enfermagem e a parceria com a editora Girassol, além da consolidação e estruturação da logística do programa, onde é feito o monitoramento dos resultados das ações.

Humanizar
Um outra proposta de grande importância é a instalação do Núcleo de Formação e Pesquisa, que visa fortalecer o voluntariado ainda no meio acadêmico, o que resulta na promoção da humanização dos serviços de saúde. "Nós participamos de momentos dentro do processo de saúde e doença das pessoas. Tudo isso faz parte da transformação que cada ser humano vai levar para sempre dentro de si. Para as crianças hospitalizadas o impacto é o sorriso, mesmo nos momentos mais difíceis", revela.

Para ela, esses resultados são de mão dupla, já que refletem no diferencial dos profissionais de enfermagem, que aprendem a trabalhar em equipe, com atenção aos pacientes e auxiliam na qualidade de vida das crianças hospitalizadas.

Projeto cresce
Visando melhorias para a educação e saúde, o projeto Anjos da Enfermagem foi ampliado. Agora, além das crianças que enfrentam tratamentos oncológicos, todas as demais que permanecem internadas nas unidades hospitalares parceiras também estão recebendo a visita dos estudantes, que fantasiados de palhaços tentam levar mais alegria, solidariedade, conforto e amor aos que estão ocupando os leitos.

As vitórias e as histórias de vida de usuários e das famílias atendidas pelo ação já motivaram uma equipe de mais de 209 voluntários diretos. Logo nos primeiros cinco anos de existência, os Anjos ganharam o adesão do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), que é o principal apoiador das atividades.

Mais informações
Instituto Anjos da Enfermagem
Rua Nossa Senhora de Fátima, 115
Bairro: Pimenta
Crato (CE)
Telefone: (88) 3523-3555

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis