Rio Salgado: o rio mitológico do Cariri - Por: Alemberg Quindins*

Tendo como principal veio, a nascente do rio Itaytera, que quer dizer “águas rolando entre as pedras” ou popularmente conhecido como Rio da Batateira, a origem do rio Salgado vem de um manancial mitológico de três pedras que jorram às aguas submersas de uma lagoa encantada dentro da Chapada do Araripe, guarnecida pela mãe das águas, que anuncia de um dia seu ímpeto desaguar no vale e transformar o sertão em mar.

O rio Salgado, ao passar pela terra sem males de Juazeiro do Norte com o nome de “Salgadinho”, o Padre Cícero o denominou de “Rio do Jordão” e ele se fez sincrético transbordando em religiosidade popular ao sopé do horto e santo sepulcro se revelando em milagres.

Continuando seu curso, em queda, se faz Salgado na cachoeira dos Kariri novos, na Missão Velha, aonde o ritual do Warakidzã fazia cabeças rolarem em cultos macabros.

Em Lavras da Mangabeira, o viajante Salgado lavra a pedra a dividindo em duas, esculpindo o boqueirão, jardim onde a princesa Ma-Ara se banhava em noites de lua cheia se encantando em uma serpente e enfeitiçando os índios com seu canto estonteante para os levar até as profundezas das águas escuras.

E aí segue o Salgado, rumo ao mar, levando os mitos da terra, sob as barrancas do Jaguaribe como o rio mitológico do Cariri.

*Alemberg Quindins é idealizador e diretor da Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri, em Nova Olinda

Foto: Wikipédia

Fonte: O Povo



AddThis