Barbalha (CE): Inaugurada Brinquedoteca Municipal

Por ocasião da 1ª Semana do Bebê que acontece de 13 a 18 de maio em Barbalha, promovida pela Prefeitura Municipal através das secretarias de Educação, Trabalho e Desenvolvimento Social e Saúde, foi inaugurada na tarde desta quinta-feira 17, a Brinquedoteca do Município.

Na solenidade contou com as presenças de várias autoridades do município, além da presença da coordenadora da (APDM-CE) Associação para Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará, Amélia Prudente; do representante do UNICEF – Rui Rodrigues Aguiar; representantes da CREDE 19, as professoras, Lavina Soares e Adriana Bezerra; da (SEDUC) Secretaria de Educação do Estado do Ceará, a professora Vera Martins; Seleane Oliveira, formadora da U.F.C. além de vice-prefeita Maria Betilde Sampaio Correia; Izabel Cristina Cruz, secretária de Educação; Jaqueline Sampaio, secretária de Saúde e Maria Tereza Amora secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social; vereadores e secretários municipais. O articulador Municipal do Selo UNICEF, João Nascimento e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Isabelle Sampaio.          

Ainda na solenidade contou com as presenças de diretores, professores e coordenadores pedagógicos da educação municipal, bem como, alunos da educação infantil.

A Brinquedoteca recebeu o nome do professor Francisco Ionaldo Sampaio (saudosa memória), era funcionário da Educação no município e exerceu o cargo de diretor da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Sebastião Santiago da Paz no Distrito Estrela, Ionaldo Sampaio foi um profissional dedicado a educação infantil. Na solenidade de inauguração do empreendimento educacional infantil, também contou com as presenças dos familiares de Ionaldo Sampaio, sua mãe a Sra. Maria Jacula Leite Sampaio, a esposa Renata Sampaio e os irmãos, João Ilânio Sampaio e o primo vereador, João Flávio Cruz.

A Brinquedoteca está localizada a Rua Neroly Filgueira no centro da cidade e o objetivo do espaço, ou seja, da brinquedoteca que é um espaço mágico criado para dar oportunidade ás crianças de forma enriquecedora, de mergulharem em seus brinquedos sem adultos para atrapalhar. Lá existem muitos brinquedos, muita magia e diversas criatividades. E as “brinquedistas” são adultos, mas adultos iluminados pela criança viva dentro de cada uma. As brinquedistas estão trabalhando e proporcionando na brinquedoteca as diversas brincadeiras lúdicas que favorece e enriquece o brincar da criança. As brinquedistas que estão à disposição da brinquedoteca são: Fabíola Callou Tavares, Geane Maria Almeida, Janete da Costa e Maria Lindalva Sousa.

O representante do UNICEF Rui Rodrigues Aguiar disse que o programa brinquedotecas públicas municipais que agora ficou maior com o novo nome, “Ceará Cresce Brincando” é um programa que procura estimular um aspecto dos direitos das crianças, que é muito pouco lembrado, que é o direito ao brincar. Rui Rodrigues disse ainda que o município de Barbalha lhe deu uma grande alegria porque não estava previsto a instalação da brinquedoteca, mas, a administração municipal resolveu implantar a brinquedoteca, e isso demonstra uma seriedade e um compromisso do Governo Municipal e entendimento do que é o projeto, ressaltou o representante do UNICEF dizendo ainda que isso só é possível fazer quando um município já tem garantido outros direitos. E essa brinquedoteca que está sendo implantada, é a prova que em Barbalha, outros direitos a criança também estão sendo garantidos; direitos a educação, cultura e saúde, essa é uma demonstração concreta de que o município prioriza a criança e a família e, isso, é um exemplo para a região.

A representante da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará, Amélia Prudente disse que a APDM tem como missão contribuir o fortalecimento das políticas públicas dos municípios e, não poderia ser diferente em Barbalha.

Porque o Governo Municipal de Barbalha tem mostrado interesse em fortalecer as políticas públicas deixando um legado importante para a criança e o adolescente, inclusive, é o que está acontecendo em Barbalha com a inauguração da brinquedoteca que é um espaço de referência. E a APDM e o UNICEF vem disseminando essa cultura em todo Estado do Ceará e, aqui em Barbalha, os trabalho foram realizados com recursos do próprio Governo Municipal implantando esse espaço importante para as crianças.

A secretária de Educação Izabel Cristina Cruz, disse que este espaço de brincar, é um espaço de conquista não só para o município de Barbalha, mas para todas as crianças e adolescentes. Izabel Cristina Cruz enalteceu as presenças das autoridades, das crianças, professores e do público que prestigiou o evento.

A vice-prefeita Maria Betilde Sampaio Correia disse em seu discurso que as crianças têm que ter seu espaço agora, com direito às brincadeiras sadias, a cultura, saúde e educação, o bom acompanhamento e de serem crianças saudáveis dentro da nossa sociedade. Maria Betilde fortificou a importância do Governo Municipal através da Educação está implantando este espaço com brincadeiras lúdicas para as crianças.

Na solenidade ainda houve várias apresentações artísticas e culturais pelos alunos das escolas da rede municipal de ensino, das crianças do projeto “Amigos da Leitura”, além das filarmônicas São José e Batutas do Rosário e Fanfarra da Escola Alacoque Bezerra.

A placa foi descerrada pelos familiares do homenageado professor Ionaldo Sampaio, da secretária de Educação Izabel Cristina e da Secretaria de Saúde e o representante do UNICEF Rui Rodrigues Aguiar.

Fonte: Assessoria de Imprensa / PMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis