Juazeiro do Norte (CE): Artesanato de padrão mundial

Artesãos de vários países se encontram no Cariri para participar da Feira Internacional de Artesanato e Decoração (Feincartes), que terá continuidade até o próximo domingo, dia 27, no Palácio da Microempresa, neste Município. A expectativa de público é de 25 mil pessoas, durante os 10 dias de movimentação. Do Cariri participam sete grupos de artesãos de várias categorias. Segundo os organizadores, a Feincartes vem fortalecer o turismo de eventos na região.

Este é o segundo ano de realização da feira no Cariri, com a presença de dez países e nove Estados brasileiros. Segundo uma das coordenadoras da feira, Maria Mathias, há a presença de novos países em relação ao ano passado, como o Equador, Tailândia, Senegal, Indonésia. Do Brasil, produtos de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul são novidade para o Cariri. De acordo com a coordenadora do evento, Maria Mathias, essa é a 32ª feira realizada no Brasil, circulando vários Estados. De Petrolina, a Feincartes se instalou em Juazeiro do Norte e em novembro estará em Fortaleza. "O nosso diferencial para o Município é proporcionar renda e gerar empregos temporários", diz. Ela calcula uma movimentação de 500 pessoas entre artesãos, representantes de entidades e mão-de-obra contrata. "Sem falar no retorno para hotéis e restaurantes da cidade".

Produção local
O turismo de eventos, segundo ela, é o que mais ganha neste período. Mas, há a participação dos artesãos locais. O espaço destinado este ano é de 40 metros quadrados. Segundo o analista do Sebrae, Fábio Bezerra, essa é mais uma oportunidade das várias tipologias dos produtos fabricados na região estarem presentes em uma feira desse porte.

A iniciativa de participação em feiras pelo Brasil tem sido favorável para o Cariri. Segundo o analista, as próprias associações têm suas representações nesses espaços. São artigos em couro, palha, madeira, a xilogravura, entre outros produtos que envolvem os artigos para concorrer com trabalhos de todos o Brasil. Ele acrescenta que a organização das entidades tem sido de grande importância para possibilitar a divulgação da cultura da região.

Ano passado, Juazeiro do Norte passou a ser cidade pioneira para a Feincartes no interior do País. E o que mais chamou a atenção dos organizadores foi o processo de desenvolvimento econômico, com investimentos nos diversos setores da economia. Os artesãos do Cariri destacam a importância de integração com os artesãos de outras localidades do Brasil e exterior e a qualidade do produto local. A Federação das Associações de Artesãos do Cariri está presente com a representação.

Para Maria Mathias, a Feincartes veio para Juazeiro atraída pelo grande desenvolvimento que a cidade tem obtido nos últimos anos. "Essa cidade tem crescido 70% acima de outras cidades do Nordeste e esse destaque acontece em todos os sentidos. Não poderíamos deixar de vir conhecer de perto e a perspectiva é que outras edições sejam realizadas na cidade nos próximos anos", afirma.

A perspectiva de negociação ainda não foi levantada, mas os representantes do países estão animados. A feira atua não só na área de artesanato, mas decoração. Outros Estados do Brasil estão sendo privilegiados com os seus produtos, como Tocantins, com diversos acessórios de decoração, como mandalas, a pulseiras, colares e brincos produzidos com o capim dourado.

As bijuterias, artesanatos, redes, roupas de cama, mesa e banho, artigos de cozinha, material em couro, sala e iluminação, além de cosméticos e gastronomia de países como Índia, Indonésia, Marrocos, Paquistão, Palestina, Itália, Peru e Turquia, além do Brasil estão sendo exibidas. Para visitar a feira, os visitantes que não tiveram acesso ao convite válido de segunda-feira à sexta-feira pagam uma taxa de R$ 5,00. As crianças até 12 anos e acompanhadas dos pais não pagam. As pessoas a partir de 60 anos pagam meia entrada.

Mais informações
Feira Internacional de Artesanato e Decoração, aberta diariamente das 15 às 22h, até domingo
Rua São Pedro, S/N
Praça da Matriz
Juazeiro do Norte

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis