Crato (CE): Urnas mortuárias indígenas são encontradas durante escavações

As peças, aparentemente urnas mortuárias, que foram encontradas no último sábado (19) no Sítio Lagoa Encantada no Crato, podem pertencer à tribo Tupi-Guarani. Em um sitio vizinho, peças com as mesmas características já haviam sido encontradas há cerca de cinco anos.

Durante a escavação para retirada de areia, um funcionário de um depósito de material de construção, que pediu para ter o nome preservado, encontrou duas peças que podem ser urnas funerárias. Dentro de uma das peças - que se quebrou durante a escavação - havia diversos ossos, aparentemente humanos.

A outra peça que mede 43 centímetros de diâmetro por 13 de altura foi retirada por um dos funcionários. Já os restos da peça quebrada que, segundo o funcionário, media cerca de 80 centímetros de altura por 50 de largura foram enterrados junto com os ossos por outro funcionário a pedido do dono do sítio, para “evitar problemas com algum instituto de pesquisa”.

As duas peças de argila, uma delas com diversos símbolos indígenas, foram encontradas a dois metros de profundidade e estavam uma em cima da outra, sendo que a maior (onde se encontrava os ossos) estava em baixo da menor. O responsável pela descoberta acredita que ali poderiam estar enterrados mãe e filho, mortos durante o parto.

Ha cerca de cinco anos peças parecidas com as encontradas no último fim de semana também foram achadas em um sitio vizinho. Pelas características dos objetos chegou-se a acreditar, na época, que o local fosse um cemitério arqueológico dos Tupi-Guarani. Após o recolhimento de diversas peças e objetos pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o isolamento da área para que uma pesquisa mais aprofundada fosse feita, pouca coisa foi encontrada e o local foi liberado.

Com a nova descoberta acredita-se que o local volte ser explorado pelo Iphan, uma vez que o local onde foram encontras as primeiras peças fica em um ponto um pouco mais alto que a região onde as peças recente foram achadas. Em uma escavação mais profunda pode levar a novas revelações.

Foto meramente ilustrativa

Fonte: Ceará Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis