Em ano de pouca chuva, agricultores do Ceará aumentam produção de mel

Com a falta de chuva prejudicando a produção de parte dos agronegócios no Ceará, agricultores de Assaré, no interior do estado, investem na produção do mel. Na cidade, os agricultores contam a Casa do Mel, programa do governo que cede máquinas industriais para a produção do mel.

Segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), as chuvas deste anos, apesar de irregulares, foram suficiente para fazer aflorar a maioria das flores da região do Cariri, no Sul do Ceará, o que garante a produção em 2012. Em 2011, segundo a Ematerce, foram produzidos 12 toneladas de mel na região; a expectativa deste ano de oito toneladas.

Os agricultores esperam mais chuvas para as floradas de junho, período de maior produção do mel. "Todos nós estamos vivendo essa expectativa, acredito que ainda vem chuva, mesmo que não salve a lavoura ainda pode dar uma boa florada. Em junho, na florada do mororó, é a florada que rende mais mel", diz o produtor Francisco Chagas.

Os agricultores Antônio de Souza e Ivan Bezerra começaram a produzir mel em 2010 como alternativas às demais atividades agrícolas. "Eu comecei [em 2010] com 30 colmeias e achei tão bom que antes do fim do ano comprei mais 20. Estou com 50 colmeias agora", diz Ivan.

Os agricultores produzem em média cinco litros de mel por dia, que é vendido no mercado local por R$ 25 cada litro. O produto é usado como alimentação e remédio natural contra doenças respiratórias.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis