Crato (CE): Programa quer diminuir criminalidade

Por meio do Programa Inclusão Social de Jovens, desenvolvido há cerca de dois meses pelos policiais do Programa Ronda do Quarteirão, neste Município, 80 jovens, residentes em comunidades carentes, estão mais distantes dos perigos da marginalidade. Com o objetivo de diminuir as estatísticas de criminalidade envolvendo crianças e adolescentes, uma equipe de policiais está oferecendo, semanalmente, atividades esportivas e culturais como caminho para a prevenção a exploração infantil, violência doméstica e familiar e uso e envolvimento de jovens com as drogas.


Ao todo, três bairros, considerados como zona de risco, estão envolvidos na ação. Nas localidades do Pinto Madeira, Alto da Penha e São Miguel, mais conhecida como comunidade do Gesso, a expectativa é que haja uma diminuição parcial da violência. Após a consolidação do projeto, a ação será ampliada para os Bairros Batateiras, Seminário e Vila Alta, já nos próximos meses. Atualmente, segundo o Programa Ronda do Quarteirão, o índice de criminalidade envolvendo jovens no Município é preocupante, principalmente, com relação ao uso de substâncias entorpecentes. Apenas este ano, foram realizadas dez prisões de traficantes e 15 de usuários de drogas. Após as prisões, as comunidades passaram a denunciar mais a existência de pontos de venda de drogas.

A partir das ocorrências policiais, o Ronda enxergou a necessidade de elaborar um programa que atraísse os jovens para as práticas desportivas. As modalidades masculina e feminina envolvem aulas de judô, Jiu-Jitsu, capoeira, muay thai e futebol de salão, que acontecem todas as segundas, terças, quartas, quintas-feiras e sábados, sempre nos períodos da manhã e tarde. Dez alunos do projeto participaram do último Campeonato Sul americano de Jiu-Jitsu, que aconteceu no Estado da Bahia. Quatro deles receberam títulos de campeões em suas categorias.

Para participar, basta que seja feito um cadastro contendo informações sobre a vida escolar e social do participante. A condição de permanência nas atividades é que o jovem mude seu comportamento para os valores aceitáveis dentro do convívio social, após receber o aconselhamento e observar os bons exemplos de conduta. Inicialmente, as escolas estaduais Estado da Bahia e Dom Quintino estão sendo assistidas pelo projeto.

Por meio de parcerias com a iniciativa privada e instituições, o Programa Inclusão Social de Jovens também oferece cursos profissionalizantes. No momento, alguns jovens estão tendo aulas nos cursos de informática, cabeleireiro, música e corte e costura. Periodicamente, uma equipe do Ronda realiza visitas às famílias dos jovens envolvidos no projeto. A meta é analisar como eles estão atuando na sociedade. Já para tentar proporcionar uma assistência social aos pais, o Ronda encaminha os adultos para vagas de empregos e para o cadastramento em programas de assistência social oferecidos pelo Governo Federal. A cada três meses, os policiais promovem o Projeto Ronda nos Bairros, que é um dia de ação social nas comunidades carentes. Para que as famílias possam se reorganizar, a ação leva a cada localidade diversos serviços, como corte de cabelo, defensoria pública, palestras sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), controle de natalidade, economia doméstica, atendimentos médico e odontológico e também distribuição de remédios e lazer para as crianças.

Confiança
Além do resgate dos valores das família, da educação e respeito ao próximo, os programas desenvolvidos pelo Ronda do Quarteirão apresentam como resultado uma maior confiança da população nos policiais, e a partir daí a inserção da policia nos bairros mais conflituosos. Segundo o coordenador do projeto, o sub-tenente Francisco Ronaldo da Silva, o programa tem apresentado resultados positivos quanto à redução e ao resgate dos jovens atrelado aos valores perdido, em virtude das dificuldades por eles enfrentadas. "Sem atividades, esses jovens ficam à mercê dos criminosos. Muitas vezes, são persuadidos a praticar delitos. A gente começa a trabalhar o jovem e a família para prevenir que eles não se tornem transgressores da lei".

Mais informações
Avenida Perimetral Dom Francisco S/N
Bairro Pinto Madeira
Anexo da Universidade Regional do Cariri (Urca)
Telefone: (88) 3102.1284

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis