Barbalha (CE): Cidade tem escola nota 10

Para reconhecer o esforço em prol da alfabetização logo nos primeiros anos de escolaridade, o Governo do Estado instituiu o Prêmio Escola Nota Dez. Em sua quarta  edição, a premiação é destinada às 150 unidades públicas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa) e 150 unidades públicas que obtiveram os melhores resultados do 5º ano, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – (IDE  5).

O governador Cid Gomes e o Ministro Aluizio Mercadante conheceu nesta segunda-feira (21), os resultados do Programa referente ao ano de 2011, anunciados pela secretaria da Educação (SEDUC) durante solenidade no Cambeba. Segundo o Ministro, o PAIC – é um programa de incentivo a alfabetização de crianças até seis anos de idade implantado em 2007 por Cid Gomes - será referência para instalação do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). “O PAIC é um programa muito exitoso. Com ele o Ceará desenvolveu uma capacidade fantástica de ensinar as crianças a ler e escrever. E queremos que esse Programa aconteça não só mais no Ceará, mas em todo o Brasil”, declarou o Ministro Mercadante.

Na solenidade em Fortaleza, lá estiveram o prefeito José Leite, a vice-prefeita Maria Betilde Correia, a secretária de Educação do Município, Izabel Cristina Cruz, diretores, coordenadores e professores da escola premiada da rede municipal de ensino de Barbalha.
Entre a comitiva barbalhense, lá também esteve à diretora da Escola premiada, com o prêmio Escola Nota 10, que foi a Sebastião Santiago da Paz do Distrito Estrela, Maria Odete Cruz, André Cruz Macedo, agente administrativo e a professora nota 10 da turma do 2º Ano na época. A pontuação obtida pela Escola Sebastião Santiago da Paz na disciplina de Português (2º Ano) foi de 236.9 pontos; (5º Ano) obteve 211,3 pontos e (9º Ano) obteve uma pontuação de 247,9; na disciplina de Matemática o 5º Ano obteve 224,2 pontos e o 9º Ano teve uma pontuação de 291,5 pontos.  Já a Escola Maria Alacoque Bezerra do bairro Alto da Alegria, na disciplina de Português 2º Ano obteve uma pontuação de 195,9 e o 5º Ano de 187,5 o 9º Ano da mesma escola obteve 236,5 pontos; e na disciplina de Matemática o 5º Ano obteve 210,1 pontos e, o 9º Ano ficou com 240,6.

A comitiva formada pelas autoridades barbalhenses, não escondiam o entusiasmo e o contentamento com os bons resultados alcançados pelas escolas da rede municipal de Barbalha em 2011, em especial o corpo docente da escola premiada como nota 10.

O município de Barbalha ficou na avaliação verde escuro e, foi premiado pela qualificação alcançada acima dos demais municípios nesta avaliação do SPAECE/Alfa. Municípios como Fortaleza, Jaguaribara, Várzea Alegre, Jaguaretama, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira e Parambú ficaram abaixo do nível desejável que é o nível verde, atingindo o nível suficiente. E Barbalha mais uma vez, mostrando o bom desenvolvimento no ensino da rede pública municipal. Essas 150 escolas receberão também o prêmio em dinheiro equivalente a R$ 2 mil por cada aluno avaliado por meio do SPAECE.

Para a diretora Maria Odete Cruz, esse premio é motivo de orgulho para todos dessa comunidade escolar e, todos que fazem a educação no município. Maria Odete emocionada parabenizou aos alunos, os pais que muito tem colaborado com o trabalho escolar, e a professora Elizabete Silva. Maria Odete, também agradeceu a secretária de Educação Izabel Cristina Cruz pelo trabalho que vem desenvolvendo e, as políticas públicas que está levando as escolas da rede municipal em busca de uma educação de qualidade para o município.

Fonte: Assessoria de Imprensa / PMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis