Barbalha (CE): Servidores do município ironizam 9 meses de greve com bolo e bonecos


Servidores municipais da área da Saúde completaram, hoje (15), nove meses de paralisação. De acordo com a presidente do Sindicato, Jaqueline Ferreira, essa já é a paralisação mais longa do município. Em alusão à data, os servidores protestaram com bonecas no colo e até bolo decorado ironicamente com imagens de dois recém-nascidos.

Os profissionais reivindicam concurso público, melhores condições de trabalho e reajuste salarial. Ainda segundo Jaqueline, “a classe já acumula perda salarial de 130% ao longo do últimos dez anos”. A greve em Barbalha já atinge 120 profissionais, entre Médicos, dentistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem. O atendimento está comprometido em todos os 22 Postos de Saúde, nas unidades do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), no Centro Materno Infantil e no Serviço de Verificação de Óbitos (SVO).

Segundo a direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Barbalha (Sindmub), apenas 17 médicos, todos do Programa Mais Médicos, continuam atendendo; já entre enfermeiros e dentistas apenas cinco, dos 34, continuam trabalhando. Para Jaqueline Ferreira, a população mais carente é a que mais sofre com “o descaso para com a saúde do município”. Ela ressaltou, ainda, que mesmo diante do apelo público o “prefeito não toma nenhuma postura, tampouco responde nossos pedidos de diálogo”.

A reportagem do Diário do Nordeste entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Barbalha. Por telefone, funcionários disseram que a titular da pasta, Desirée de Sá Barreto Diaz Gino, não estava e somente ela tinha autorização para falar sobre o assunto. O prefeito também não foi localizado.

ANDRÉ COSTA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis