Sisu abre inscrições para 10.239 vagas no Ceará

Começou, nesta segunda-feira (11), o período de inscrições da edição 2016 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), seguindo até as 23h59min próxima quarta-feira (14), horário de Brasília, conforme edital com o cronograma da seleção divulgado pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC). Em todo o Ceará, são 10.239 vagas disponibilizadas pelas instituições públicas de ensino superior através do sistema.

Para se candidatar, o estudante deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 e não ter zerado a redação. O candidato deve acessar o site do MEC (http://sisu.mec.gov.br/) informando o número de inscrição no Enem, e escolher, por ordem de preferência, duas opções de cursos e, se for o caso, a modalidade de cota. São selecionados os melhores classificados dentro do número de vagas ofertadas para cada curso, turno, grau, sede e modalidade de concorrência.

A inscrição é gratuita e realizada exclusivamente pela Internet. O candidato pode, durante o período de inscrição, modificar suas opções quantas vezes quiser. No entanto, é considerada somente a última inscrição concluída.

O resultado da Chamada Regular deve ser liberado na próxima segunda-feira, 18 de janeiro. Os candidatos selecionados deverão realizar a matrícula nos dias 22, 25 e 26 deste mês. Após a Chamada Regular, os estudantes com interesse em compor a Lista de Espera poderão se manifestar unicamente para a primeira opção de curso, entre os dias 18 e 29 de janeiro.

Vagas
Somente a Universidade Federal do Ceará (UFC) está ofertando 6.288 vagas em 108 cursos de graduação presencial nos campi em Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas e Crateús.Já a Universidade Federal do Cariri (UFCA), em sua primeira edição do SiSU, 2016, disponibiliza 790 vagas em 13 cursos de graduação, compreendendo tanto as vagas de ampla concorrência como as reservadas para estudantes de escola pública.

Já no Instituto Federal do Ceará (IFCE), será possível concorrer a 2.125 vagas, distribuídas por 19 campi em todo o Estado. Na instituição, metade das vagas também são reservadas ao estudantes atendidos pelo sistema de cotas raciais.

Além disso, no Ceará, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) vai ofertar 304 vagas de graduação, sendo 200 para o Ceará e as outras 104 para a Bahia, e a Universidade Estadual do Ceará (Uece) oferta 1.036 vagas nos cursos de graduação, sendo 50% das vagas para o primeiro semestre em cursos que oferecem duas seleções anuais; e 25% das vagas em cursos que oferecem apenas um ingresso por ano.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis