Fisioterapeuta dá dicas para quem quer abandonar o sedentarismo

O sedentarismo está entre os principais fatores de risco que ameaçam a saúde. No entanto, é preciso ter cuidado ao começar a praticar atividades físicas. "Exercícios sem orientação profissional ou visando resultado a qualquer custo, normalmente, levam à sobrecarga de peso e podem provocar lesões nos ombros, joelhos e lombar", diz Helder Montenegro, diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral. O fisioterapeuta dá dicas para sair do sedentarismo sem ter problemas futuros.

Faça um check-up
Antes de sair do sedentarismo, procure uma avaliação física (clínica, cardiológica e ortopédica). Além de verificar como está sua saúde, o médico pode ajudar a definir o esporte certo para você.

Vá com calma
Exercícios físicos são importantes para a manutenção da boa saúde e da qualidade de vida, mas só se praticados de forma adequada e com orientação. "Movimentos de flexão e torção da coluna na malhação, por exemplo, se não forem feitos da maneira correta podem gerar complicações e evoluir para os denominados abaulamentos discais, por consequência da degeneração dos discos intervertebrais".

Planeje
Outra dica essencial é que se formule, junto a um profissional de educação física, uma programação de trabalho para toda a semana. O planejamento tem como intuito assegurar o estímulo dos grupos musculares de forma equilibrada.

Não pule o aquecimento
É sempre bom frisar a importância do aquecimento antes do início dos exercícios, um cuidado muitas vezes negligenciado. "É fundamental que todos tenham a consciência também que não se deve trabalhar com carga maior do que é capaz", diz Montenegro.

Escolha o tênis certo
A escolha de um tênis adequado à prática é uma forma eficaz de proteger os membros inferiores dos impactos e repetições de movimentos. Para escolher o tênis, o ideal é consultar um ortopedista para que ele analise a sua pisada.  "A supinada - quando há rotação externa excessiva do pé – e a pronada - quando há rotação interna do pé - podem influenciar na postura, e o uso do calçado correto consegue corrigir o desvio por meio de um mecanismo de compensação que alinha a coluna", diz.

Foco no tempo
Para os que desejam começar a praticar atividades aeróbicas, o conselho é que se preocupe, no começo, mais com o tempo de treino do que com a intensidade. “O ideal é que a pessoa comece com uma caminhada moderada e permaneça nesse treinamento até se sentir pronta para correr”, explica.

Mantenha a postura
Enquanto a pessoa estiver correndo, é recomendado manter o tronco ereto, como se houvesse uma linha que puxasse a cabeça para cima. "Procure contrair levemente a parede abdominal, sem murchar ou estufar a barriga, sempre que se lembrar durante os treinos. Esses cuidados simples ajudam na prevenção contra as dores nas costas, queixa comum entre os corredores", explica.

Fonte: Estadão

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis