Aumentam ofertas de ensino técnico no Cariri

A região que mais cresce economicamente no interior do Ceará é também é a que oferta o maior número de oportunidades de ensino tecnológico a milhares de jovens oriundos dos 33 municípios que formam o Cariri, bem como das cidades limítrofes nos Estados de Pernambuco, Piauí e Paraíba.

Atrativa por suas belezas naturais e pela fé crescente de milhares de fiéis que migram em épocas de romarias, principalmente aos municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Santana do Cariri, a região tem visto seu perfil modificado pela presença maciça de jovens estudantes que buscam, por meio do aprendizado, melhorar a qualidade de suas próprias vidas e, ainda, de suas famílias.

No Cariri, cursos técnicos de níveis médio e superior são oferecidos em três instalações mantidas pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), por meio de parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), do Governo do Estado do Ceará, e o Centro Vocacional Técnico (CVTEC), com unidades em Crato e Barbalha; a Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec Cariri), sediada em Juazeiro do Norte; e os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT), instalados nos municípios de Missão velha, Brejo Santo, Mauriti e na cidade de Ipaumirim.

Serviços
Em Crato e Barbalha funcionam cursos técnicos de Cozinha e Agricultura, respectivamente. Os laboratórios das unidades oferecem prestação de serviços para empresas da região que, em troca, recebem os estudantes durante o período de estágio. Em Juazeiro do Norte são disponibilizados cursos superiores de tecnologia em alimentos, irrigação e drenagem, manutenção industrial e saneamento ambiental. Há, ainda, oferta de cursos técnicos nas áreas de Eletrotécnica, Eletroeletrônica, Mecânica e Meio Ambiente; além de especializações em Agricultura Irrigada e Meio Ambiente; e Automação Industrial.

Os CVTs em funcionamento na região do Cariri também atraem grande número de interessados. Na unidade de Missão Velha, os cursos disponibilizados são de gestão e negócios, informação e comunicação, controle, processos industriais e infraestrutura.

Saúde e segurança
Em Mauriti, o aprendizado técnico é ministrado nas áreas de informação e comunicação, gestão e negócios e de infraestrutura, enquanto que em Brejo Santo as disciplinas ofertadas abrangem os setores de comunicação, infraestrutura, gestão e negócios, ambiente, saúde e segurança. Em Ipaumirim, os alunos contam com os cursos de infraestrutura, informação e comunicação, gestão e negócios.

Juntos, os equipamentos em funcionamento nos municípios da região atendem a um público formado por 1.874 estudantes. Dois fatores impulsionam as pessoas a preferirem o ensino técnico ao tradicional: a duração dos cursos é menor e o ingresso no mercado de trabalho tem grandes possibilidades de se dar de forma quase imediata após a conclusão da disciplina estudada.

"A oportunidade de emprego para quem termina um curso técnico é um dos principais fatores que levam os jovens a aderirem aos cursos. Aqui, na região do Cariri, só fica desempregado o aluno que, ao encerrar o curso, não detenha o interesse pela empregabilidade", afirma o coordenador do CVET do Crato, Sangielo Luciano Cruz.

Conforme o coordenador, um dos setores que mais proporciona novas oportunidades de emprego na região é o da gastronomia. Com o desenvolvimento de algumas cidades do Cariri, sobretudo Juazeiro do Norte, o polo gastronômico acabou sendo formado e, com isso, vagas começaram a ser abertas.

"A maioria dos proprietários de restaurantes, bares, hotéis e pousadas possue interesse nos técnicos que são formados aqui no CVTEC. Há, também, ex-alunos que iniciaram uma atividade como empregados e, após um período, acabaram abrindo seus próprios empreendimentos", ressaltou o coordenador, informando, ainda, que o salário médio de um técnico recém-formado, atuante na área da gastronomia, ode variar entre R$ 1,2 mil a R$ 1,5 mil.

O setor industrial, que apresenta franco processo de expansão, é outra área onde não faltam oportunidades de emprego. Segundo o professor Émerson Lacerda, coordenador do eixo da indústria da Fatec Cariri, em Juazeiro do Norte, pelo potencial econômico que a Região possui, já existe necessidade de ampliação no número de vagas e de novos cursos tecnológicos para Cariri. "Hoje, essa região é responsável pela segunda maior produção de calçados do país. Das cerca de 70 mil empresas existentes no território nacional, apenas 3% das indústrias do Brasil trabalham a questão da inovação tecnológica", aponta o especialista. Para ele, está clara a necessidade dessa mão de obra qualificada, diante da forte demanda. Isso faz com que haja uma necessidade maior de investimentos para este tipo de capacitação.

"Em países de primeiro mundo, por exemplo, para cada seis técnicos formados existe uma formação de nível superior. Aqui no Brasil esta matemática é ao contrário, onde eu tenho seis profissionais de nível superior há somente um técnico. Esse número precisa, rapidamente, ser ampliado, para que a demanda possa ser realmente atendida", concluiu Émerson Lacerda.

Mais informações
Centro Vocacional Técnico do Crato
Telefone (88) 3521- 4690

Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec Cariri)
Telefone (88) 3566-4051

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis