Eleições 2014: Camilo e Eunício concentram 80% do tempo no rádio e TV

As candidaturas ao Governo do Estado do Ceará de Camilo Santana (PT) e Eunício Oliveira (PMDB) somam quase 80% do tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão para os candidatos ao Executivo estadual. A definição do tempo de cada coligação foi anunciada ontem pelo juiz da propaganda eleitoral designado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), Carlos Henrique Oliveira, quando ele próprio fez o sorteio da ordem de apresentação dos programas no rádio e na TV, a partir do dia 19 próximo.

Embora a coligação do candidato governista Camilo Santana tenha oito minutos e 58 segundos para apresentar suas propostas à população cearense, a diferença para a coligação de Eunício Oliveira, que tem o segundo maior tempo, é de pouco mais de dois minutos. O peemedebista terá seis minutos e 51 segundos de propaganda, enquanto a candidata Eliane Novais (PSB) terá dois minutos e 25 segundos e Ailton Lopes (PSOL), um minuto e 44 segundos. O tempo da propaganda aos candidatos ao Governo é de 20 minutos em cada uma das duas etapas da programação.

Para o cargo de senador, o candidato governista Mauro Filho (PROS) terá o maior tempo, com quatro minutos e 29 segundos - pouco mais de um minuto do tempo de Tasso Jereissati (PSDB), que terá três minutos e 25 segundos. A candidata Geovana Cartaxo (PSB) terá um minuto e doze segundos e Raquel Dias (PSTU), 52 segundos.

Além da exposição na propaganda eleitoral gratuita, os candidatos ainda têm direito a inserções de propagandas de 30 segundos (que podem ser dividas em duas de 15 segundos) na programação diária das emissoras de rádio e de televisão. Camilo terá 242 inserções, enquanto Eunício terá 186, Eliane poderá utilizar até 65 e Ailton terá 47 durante todo o horário eleitoral gratuito que vai até o dia 2 de outubro, registra o Calendário Eleitoral do próprio TSE.

Partidos
Segundo informações do TRE-CE, a distribuição do tempo é feita através de um sistema informatizado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que calcula a distribuição igualitária de um terço do tempo total entre todos os partidos e coligações e a distribuição de dois terços conforme a representação dos partidos na Câmara Federal.

Ainda foi sorteado, ontem, a ordem dos partidos e coligações na propaganda. Na próxima quarta-feira, o candidato Ailton Lopes deverá abrir a propaganda para o Governo, seguido por Eunício Oliveira, Eliane Novais e Camilo Santana. No programa seguinte, na sexta-feira, Eunício deverá se apresentar primeiro, seguido por Eliane, Camilo e Ailton, e assim sucessivamente até o dia 2 de outubro. Os programas dos candidatos ao Governo são transmitidos nos dias de segunda, quarta e sexta-feira.

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão começará na próxima terça-feira (19), com os programas partidários de candidatos à Presidência da República e a deputado federal. No dia seguinte (20), é a vez de candidatos ao Governo, ao Senado e a deputado estadual apresentarem seus programas. De forma alternada, a propaganda eleitoral referente ao primeiro turno seguirá até o dia 2 de outubro, três dias antes do pleito.

Os programas terão 50 minutos de duração e serão exibidos de segunda à sábado, sempre em dois blocos. No rádio, o primeiro é veiculado às 7h e o segundo, às 13h. Já na televisão, os programas irão ao ar às 13h e novamente às 20h30. Às segundas, quartas e sextas-feiras, os horários serão destinados à propaganda dos candidatos a governador, senador e deputado estadual, enquanto nas terças, quintas-feiras e sábados, serão os programas dos candidatos a presidente e deputado federal.

Proporcionais
Na manhã de ontem, também foram definidas a ordem e a duração da propaganda das coligações para candidatos a deputado estadual e a deputado federal. O juiz Carlos Henrique Oliveira, coordenador do Juizado Auxiliar da Propaganda, recomendou aos representantes de partidos que se encontravam na audiência pública que os tempos fossem divididos de maneira igualitária entre os postulantes.

Na disputa pelo cargo de deputado federal, o tempo foi dividido entre seis coligações, das quais duas se destacam. A coligação governista PRB/PP/PDT/PT/PTB/PSL/PHS/PSD/PCdoB/SD/PROS tem o maior tempo para apresentar seus candidatos, com nove minutos e 57 segundos. A segunda coligação com maior tempo de propaganda foi a dos partidos PMDB/PSC/PR/PRP/PSDB, que terá seis minutos e 48 segundos.

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis