Eleições 2014: Rui Falcão quer todos engajados na campanha

Tendo em vista as divisões internas no PT cearense em torno da candidatura ao Governo do Estado de Camilo Santana (PT), apresentado pelo governador Cid Gomes (PROS), a cúpula nacional do partido elabora estratégias para que, ao menos na televisão, as propagandas dos candidatos proporcionais façam referências aos candidatos majoritários. Em visita à redação ao Diário do Nordeste na manhã de ontem, Rui Falcão, presidente nacional do PT, disse ter sugestões para administrar a situação.

"Tem desde pedir voto para o 13, até botar um painel (atrás) com o nome dos candidatos e, quem vai à frente, pede voto para si próprio", sugeriu Falcão para que na propaganda eleitoral na televisão, fiquem visíveis quem são os candidatos apoiados pelo PT. Em ambas as situações, os candidatos proporcionais não teriam que mencionar os postulantes majoritários nominalmente, mas o eleitor ainda receberia a mensagem para votar nos candidatos Camilo Santana para o Governo e Mauro Filho para o Senado.

A estratégia é necessária devido ao posicionamento do grupo liderado pela ex-prefeita Luizianne Lins (PT) que, nas eleições municipais de 2012, rompeu com o governador Cid Gomes (PROS). Em razão de a candidatura de Camilo ter sido indicada por Cid, o grupo da ex-prefeita tem resistido a participar ativamente da campanha majoritária, com material de propaganda elaborado sem a presença dos postulantes ao Governo e ao Senado da coligação.

Pautar
Além de inaugurar o comitê de Dilma, Camilo Santana e Mauro Filho na Capital, evento que aconteceria à noite e depois foi cancelado em sinal de luto pela morte de Eduardo Campos (PSB), o presidente afirmou que a presença dele no Estado também visa unificar as posições dos correligionários com o objetivo de fortalecer a campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT).

"Vim aqui também para tentar convencer os companheiros de que, pela primeira vez, o PT tem condições de eleger um governador. Segundo, no caso do Senado, só tem um (candidato a senador aqui que apoia a Dilma - seria correto que todos os militantes se unissem na defesa desse candidato. E terceiro, que a prioridade nacional é reeleger a presidenta Dilma. Nesse sentido, quanto mais unido estiver o PT, melhores as possibilidades de nós termos uma grande votação para a presidenta", apontou Rui Falcão.

Ele afirmou estar trabalhando para unir todos os aliados no mesmo palanque. "Vamos caminhar para isso. O tempo, nesse aspecto, ajuda muito. Talvez nesse primeiro momento não, mas eu acho que até o meio da campanha de televisão (é possível)", analisou. Conforme apontou, Falcão deverá conversar com Luizianne para tentar convencê-la da possibilidade de apoiar a candidatura de Camilo. "O PT tem que concentrar esforços nesse objetivo maior, que é a eleição da Dilma", ressaltou.

Transitar
O presidente ainda destacou que, embora a visita seja em apoio a Camilo, não há nenhum hostilidade em relação à campanha do senador Eunício Oliveira (PMDB), adversário do candidato. "Aqui é uma competição entre o Camilo e o Eunício, mas ambos apoiam a presidenta Dilma. Então nós temos que transitar com muito cuidado, com muita habilidade, porque nós queremos que o senador Eunício, com o prestígio que tem também, independentemente da disputa local, possa carrear votos para a presidenta", ponderou.

Falcão também negou que houvesse qualquer reminiscência do desentendimento entre o partido e o governador Cid Gomes em consequência das últimas eleições municipais. "Acabou havendo um desentendimento quanto a escolha das candidaturas, mas isso não impediu que o governador mantivesse uma relação muito próxima com a presidenta. E é o que nos fez hoje, inclusive, ter apoiado a política que ele traçou agora para a sua sucessão", apontou.

Agenda cancelada
Rui Falcão tão logo deixou a redação do Diário do Nordeste, no fim da manhã, foi informado do acidente em que morreu Eduardo Campos, candidato a presidente da República, ex-aliado petista. Ele, de imediato, cancelou toda a programação a ser cumprida em Fortaleza, na parte da tarde, a partir de uma concentração no Centro da cidade e uma caminhada até a Avenida Domingos Olímpio, sede do comitê da presidente Dilma.

Antes, ainda pela manhã, Rui cancelou o encontro com prefeitos petistas, alegando ter conversado com quase todos eles à noite da última terça-feira, logo depois de sua chegada ao Ceará.

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis