Mostra Sesc Cariri de Culturas recebe mais de mil inscrições

Mostra Sesc Cariri de Culturas (Foto: Jr Panela)
Chegando aos 16 anos de existência em 2014, a Mostra Sesc Cariri de Culturas se consolida cada vez mais como um dos maiores eventos de difusão das manifestações artísticas e culturais no Brasil.

Idealizada pelo Departamento Regional do Ceará, a Mostra é referência por produzir, fomentar e expandir a arte e a cultura popular de cada canto do País, no Cariri cearense – mas sem deixar de lado as expressões artísticas da região.

E no intuito de ampliar a participação de grupos e artistas das diversas linguagens e regiões, a Mostra Sesc Cariri de Culturas se renova a cada edição. Desde 2012, o processo de seleção tornou-se mais transparente e democrático, sendo feito através de edital e curadoria.

Com as inscrições encerradas desde o dia 31 de julho, a 16ª edição da Mostra recebeu 1.009 inscrições – 160 a mais que em 2013. Os grupos estão divididos nas linguagens: artes cênicas (385), artes visuais (71), literatura (83), audiovisual (70) e música (400). Participam do processo de seleção: 46 grupos representantes da região Centro-Oeste, 355 do Sudeste, 78 do Sul, 7 do Norte e 523 da Região Nordeste – abrangendo, ao todo, 24 estados brasileiros.

Após a etapa das inscrições, inicia-se o processo de curadoria, que acontece de 25 a 30 de agosto. Composta por técnicos do Sesc e por profissionais de notável saber nas linguagens artísticas, a curadoria tem como missão analisar os projetos com os seguintes critérios: qualidade técnica e/ ou artística, promoção da formação de plateia, além de difusão da arte e da cultura regional e universal. A divulgação da lista com os nomes dos grupos selecionados está prevista para o dia 5 de setembro.

Os grupos selecionados farão parte da programação da 16ª edição da Mostra Sesc Cariri de Culturas, que realizada de 7 a 12 de novembro deste ano, proporcionará um grande intercâmbio cultural, através de apresentações de teatro, dança, exposições, shows, rodas literárias, performances poéticas e mostras de cinema e vídeo.

Fonte: Sesc CE



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis