Funceme registra chuvas em 141 municípios do Interior do Estado

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva na madrugada e manhã de ontem, em 141 municípios.

Houve predominância das maiores precipitações nas regiões do Litoral e Baixo Jaguaribe: Eusébio (62mm), Itarema (49mm), Fortim (43mm), Fortaleza (41mm), Ibiapina (40mm), Paracuru (37mm), Morada Nova (36mm), São João do Jaguaribe (35mm) e Morrinhos (36mm).

A aproximação de um ramo da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema causador de chuvas no Ceará, favoreceu as precipitações registradas ontem, no Litoral Norte cearense. Segundo dados da Funceme, por meio de observação de fotos de satélite, o sistema atmosférico ZCIT deixou o Centro-Norte do Ceará com céu nublado e chuvas localizadas.

Para as demais regiões cearenses, o Cavado de Altos Níveis (CAN) que está atuando sobre o Nordeste brasileiro, favorece à ocorrência de precipitações isoladas. Em razão da atuação da ZCIT no Norte do Nordeste brasileiro, o Ceará deverá ficar, ao longo do dia hoje, com nebulosidade variável e chuvas isoladas em todas as regiões.

Irregularidades
A quadra invernosa deste ano tem se caracterizado por ocorrência de chuvas isoladas e irregulares. As precipitações ocorrem com maior frequência nas regiões Sul (Cariri cearense), Centro-Sul, Litoral Norte e Ibiapaba. Mais uma vez, as regiões do Sertão Central, parte do Vale do Jaguaribe, Inhamuns e Sertões de Crateús são castigadas com os efeitos da estiagem.

"Nas regiões Centro-Sul e Cariri, a quadra invernosa tem sido favorável para o plantio agrícola e formação de pastagem natural para o rebanho", observa o gerente do escritório da Ematerce, em Iguatu, Erivaldo Barbosa. "Infelizmente, poucos agricultores plantaram porque temiam uma nova seca".

Há vários municípios, na região Centro-Sul, como Iguatu, Cedro, Várzea Alegre e Lavras da Mangabeira, além das cidades do Sul do Ceará, Farias Brito, Crato, Caririaçu, Missão Velha, Brejo Santo que registram chuvas acima da média para o período. Os pequenos açudes estão cheio e sangrando.

A preocupação das autoridades, entretanto, continua com o abastecimento de água nos médios e grandes reservatórios.

Este é o terceiro mês da quadra invernosa, que deveria registrar chuvas mais intensas. Até agora, o nível dos açudes responsáveis pelo abastecimento de água de centros urbanos permanecem praticamente o mesmo desde o início deste ano.

A recarga tem sido mínima, trazendo preocupação para o abastecimento das famílias ao longo de 2015. De acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o nível médio dos reservatórios no Estado é de 31,4%, um acréscimo inferior a 2% em relação a fevereiro passado.

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis