Funceme registra precipitações em 105 municípios cearenses

A maioria dos municípios foram banhados por chuvas na madrugada e manhã de ontem. Choveu em 105 cidades, localizadas em praticamente todas as regiões do Estado. A maior precipitação foi em Pereiro, com 62,8mm. As chuvas foram causadas por áreas de instabilidade oriundas do oceano Atlântico, segundo a Funceme.

O órgão diz que o sistema atmosférico Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema causador de chuvas no Ceará, durante a estação chuvosa se afastou do Estado e deverá permanecer nos próximos dois dias. É esse sistema, com faixa de nuvens com grande desenvolvimento vertical, que provoca chuvas intensas.

Mesmo com essa condição, áreas de instabilidade oriundas do oceano Atlântico podem deixar todas as regiões cearenses com nebulosidade variável e possibilidade de chuvas isoladas no final de semana. "As chuvas tendem a reduzir devido o afastamento da ZCIT, mas podem ocorrer chuvas isoladas nas diversas regiões", afirma o meteorologista Leandro Batalha, acrescentando ainda que de domingo para segunda-feira há uma tendência de reaproximação do sistema e as chuvas voltarem com mais intensidade, especialmente na faixa litorânea.

Na maioria dos municípios da região do Cariri também foram registradas chuvas no dia de ontem. Em nenhuma das localidades atingidas houve danos ou prejuízos. Diferentemente do que vinha sendo observado, as chuvas de ontem ocasionaram uma certa calmaria junto às comunidades, principalmente as das zonas rurais.

Infraestrutura
Na região Jaguaribana o tempo tem se mantido parcialmente nublado nos últimos dias, com chuvas isoladas principalmente entre a tarde e a noite. Mesmo sendo pouca e em dias alternados, a chuva tem mostrado a fragilidade da infraestrutura nas sedes dos municípios. Em cidades como Limoeiro do Norte, Russas e Morada Nova, há relatos de vários pontos de alagamento.

Na região Centro-Sul nos últimos dias ocorreram precipitações localizadas em várias cidades. Ontem, houve uma redução no número de localidades. Os produtores rurais estão animados com o plantio das culturas de milho, feijão e arroz. "O crescimento da lavoura está bom e quem plantou terá uma boa safra", disse o chefe do escritório da Ematerce, em Iguatu, Erivaldo Barbosa.

O agricultor, Manoel Rodrigues, da localidade de Alencar, relatou que plantou dois hectares de milho consorciado com feijão e que começa a colher o feijão verde a partir da próxima semana. "As chuvas não faltaram neste ano e o crescimento da plantação está bom".

Apesar do fim de semana não prometer chuvas acentuadas na região Central do Estado, a população de Quixeramobim aguarda com expectativa a sangria da barragem da cidade, apesar de estar ainda com cerca de 75% de sua capacidade, segundo dados da Cogerh. O açude sempre é o primeiro a sangrar.

SILVÂNIA CLAUDINO 
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis