Juazeiro do Norte (CE): Cidade faz melhorias no Horto para a Semana Santa

Os preparativos para a Semana Santa já foram iniciados neste município. Órgãos ligados à administração local, bem como lideranças religiosas e entidades pertencentes à Igreja, estão trabalhando no mapeamento de ações com o objetivo de propiciar aos romeiros maior comodidade e melhor atendimento neste período. Na Colina do Horto, um dos locais de maior visitação turística durante a Semana Santa, obras de recuperação na Igreja do Senhor Bom Jesus do Horto serão realizadas até o final desta semana, bem como serão feitas adaptações em todo o trecho que simboliza as estações da Via Sacra.

Anualmente, milhares de fiéis visitam Juazeiro do Norte durante o período da Semana Santa. Um dos locais de maior concentração de visitantes é a Colina do Horto, onde está localizada a estátua de Padre Cícero Romão Batista. No local, romeiros pagam suas penitências e depositam sua fé no "Padim" protetor. Milhares de pessoas fazem o percurso, principalmente através de caminhada pela estrada velha, com a finalidade de renovar as esperanças no alcance de graças solicitadas ou, então, para agradecer ao atendimento dos pedidos conquistados através da interseção do Padre.

A cada estação da Via Sacra, os romeiros realizam paradas onde orações são feitas e velas são acesas. Cânticos de adoração são ouvidos em coro em louvor a Jesus Cristo. Muitos peregrinos realizam a subida ao horto de joelhos. A penitência é uma das maneiras utilizadas pelos fiéis como forma de retribuir graças alcançadas.

Conforme o padre José Venturelli, responsável pela administração do Horto, o local deverá receber este ano cerca de 150 mil pessoas, entre romeiros e visitantes. O padre informou que a programação religiosa já está definida e contará com diversas celebrações eucarísticas durante todo o período pascal. "Toda a programação terá início a partir do próximo domingo, com a realização da Procissão de Ramos, que acontecerá por volta das 7 horas da manhã", disse.

Na quinta-feira santa, acontece a missa da Santa Ceia, com a realização do lava-pés, seguida de adoração eucarística até a meia-noite. Na madrugada da Sexta-Feira da Paixão, por volta da 1h30, os fiéis participarão das procissões da Cruz e do Encontro, que acontecerá a partir das 3h. Na capela do Casarão, as 5h, haverá a Oração e o Beijo da Cruz. A programação do dia será encerrada com despedida para o Santo Sepulcro.

A área, localizada a cerca de 2km da estátua de Padre Cícero, também será palco para a realização da missa da Ressurreição, que encerra a programação religiosa. "Estamos trabalhando para que todos os fiéis se sintam acolhidos durante as celebrações e, ainda, nas permanências em Juazeiro do Norte", ressaltou o padre José Venturelli.

O secretário de Infraestrutura do município, Akiro Menezes, informou que o setor já disponibilizou uma equipe de funcionários para dar início a um levantamentos sobre as demandas existentes nas áreas a serem visitadas pelos turistas e fiéis.

"Toda a área da Colina do Horto receberá ações de recuperação que vão desde a realização da operação tapa-buracos, bem como pinturas e demais serviços que garantam maior comodidade aos romeiros e demais visitantes. Não existindo nenhuma situação de maior gravidade, a previsão é que todos os serviços sejam finalizados em um ou dois dias", prevê o secretário.

A Colina do Horto também será palco de apresentações artísticas no período. Na próxima semana, está previsto um encontro entre grupos teatrais e técnicos da Secretaria Municipal de Cultura e Romaria (Secrom), onde serão discutidos os detalhes finais para a realização do espetáculo "Paixão de Cristo", que narra os momentos em torno da crucificação de Jesus, bem como sua ascensão aos céus.

As apresentações serão encenadas pela Companhia Desabafo de Teatro e pelo Grupo Compactur nos dias 15 e 16 no Luzeiro do Sertão, a partir das 9h. No dia 18, a peça será na Colina do Horto e, no dia 20, o espetáculo estará sendo montado no Polo de Cultura Marcus Juscier, no bairro Pirajá.

Mais informações
Secretaria Municipal de Cultura e Romaria - (88) 3512.3380
Secretaria Municipal de Infraestrutura - (88) 3571.1128
Juazeiro do Norte - Cariri

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis