Juazeiro do Norte (CE): Arte regional será divulgada na Copa

Cerca de oito mil trabalhos de artesãos do Cariri deverão ser enviados para os Estados onde se realizarão os jogos da Copa, a serem expostos e comercializados por meio do Projeto Vitrines Culturais, do Ministério da Cultura (Minc) e projeto da Central de Artesanato do Ceará (Ceart).

As primeiras reuniões com os artistas para articular todo o processo de cadastramento na região foram realizadas durante esta semana em Juazeiro do Norte, reunindo artistas do Cariri e representantes de associações, além do Ceart, que tem apoiado os artistas junto ao Minc.

As diversas tipologias de artesanatos da região estarão expostas no período de 12 de junho a 13 de julho, nos locais onde ocorrerão os jogos. Serão 12 Estados, com cerca de 60 mil peças relacionadas ao tema, de artesãos de todo o Brasil que terão a oportunidade de também divulgar a arte local para turistas do mundo inteiro.

Muitos artesãos consideraram curto o período estipulado para a entrega dos trabalhos, para a produção das peças e darem também conta das encomendas corriqueiras, além da remessa de artigos para o Ceart, que vem intermediando o processo junto ao Minc e artistas locais. Tanto que para facilitar o envio do material, o encaminhamento será por meio da entidade, que inclusive estará possibilitando as postagens pagas por meio do Ministério da Cultura e do Ceart.

Vitrines
O Minc entrará com a infraestrutura nos locais de exposição e comercialização dos produtos e também com pessoas preparadas para as vendas. As Vitrines Culturais vão trabalhar com artesanatos de alta qualidade de todos os estados do Brasil. As exposições acontecerão nas Fifa Fan Fest e espaços culturais das cidades-sede dos jogos, com ênfase em Manaus, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. O edital seleciona peças de valor simbólico e estético, que expressem valores culturais brasileiros.

O projeto é coordenado pela Secretaria da Economia Criativa do Minc, em parceria com a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, vinculada à Presidência da República. Também participam do projeto o Sebrae, o Iphan e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio do projeto Talentos do Brasil Rural Contemporâneo.

A exigência é que os candidatos estejam cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), coordenado pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). No caso do estado do Ceará, os que estiverem, cadastrados junto à Ceart, já serão inseridos, sem que estejam com registro no sistema.

O projeto Vitrines Culturais é coordenado pela Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura, em parceria com a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, vinculada à Presidência da República. Também participam do projeto o Sebrae, o Iphan e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio do projeto Talentos do Brasil Rural Contemporâneo.

Prazos
Os artesãos do Cariri foram orientados sobre como preencher a ficha para se inscrever e também incluírem os produtos que serão enviados. O escultor do Centro de Cultura Popular Mestre Noza, Adalberto Soares da Silva, Beto, disse que a maioria dos artesãos da entidade não estará participando do projeto, já que os prazos são curtos e os valores podem demorar a serem restituídos, o que deverá acontecer até o mês de outubro.

As peças serão entregues em regime de consignação, e não estarão asseguradas pelo Ministério da Cultura, conforme a assessora do Minc, Tereza Huang. "Nós não teremos investimentos suficientes que possam garantir esse seguro", afirma. Caso isso venha acontecer, será por conta das entidades ou mesmo do próprio artista.

O técnico do Ceart no Cariri, Marcos Bezerra Araújo, afirma que os artistas terão um prazo de menos de um mês para produzir o material, já que a data para enviar os produtos vence em 7 de maio. O material poderá ser encaminhado via Sedex, com postagens pagas pelo Ceart, que estará organizando outra exposição no Ceará, fortalecendo a participação dos artistas. Produtos em areia, argila, metal, conchas, fibras naturais, madeira, têxteis, pedras e vidro estão entre as tipologias selecionadas pelo edital do Ministério.

Marcos destaca o Cariri como o maior centro de produção de artesanato do Estado. Segundo ele, tem sido realizada uma grande mobilização, no intuito de ter o maior número possível de artesãos da região. Os produtos estão sendo expostos próximo dos locais onde vão ocorrer os jogos, além do Art Copa, com o artesanato do Ceará, que também será levado para os Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza. O Ceart entra com a parceria da inscrição do artesão, levando as peças até Fortaleza e encaminhando para os estados. O Centro tem mais de cinco mil artesão cadastrados no Cariri.

O artesão Francisco Correia Lima, Francorli, afirma que os artistas foram surpreendidos com o edital, que chegou no último dia 26 de março.

Ele disse que os artistas foram mobilizados, no intuito de divulgar e vender, e 28 artesãos participaram, junto com associações, na reunião. "O Brasil vai estar com muitos turistas teremos essa oportunidade de poder divulgar o nosso trabalho", diz ele. Francorli é xilógrafo e irá enviar 400 peças.

Mais informações
Ceart Cariri
Rua José Marrocos, s/n
Santa Teresa
Juazeiro do Norte
Telefone (88) 3511.3119

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis