Crato (CE): Programa Escola Aberta iniciará suas atividades

No próximo dia 15 de fevereiro,  treze escolas da rede municipal de ensino do Crato estarão dando início ao Programa Escola Aberta. O Programa incentiva e apoia a abertura das escolas nos finais de semana.

O Programa Escola Aberta fornece uma estratégia que potencializa a parceria entre escola e comunidade ao ocupar criativamente o espaço escolar aos sábados e/ou domingos, com atividades educativas, culturais, esportivas, de formação inicial para o trabalho e geração de renda oferecidas aos estudantes e a população do entorno da escola.

No município do Crato, as escolas municipais estarão abertas aos sábados nos turnos manhã e tarde, oferecendo atividades organizadas no formato de oficinas, palestras e cursos. A proposta envolve alunos, jovens, crianças, adultos, pais, responsáveis e idosos, visando à busca de aprendizagem em várias atividades como artesanato e trabalhos manuais, modelo manequim, grafite, cabeleireiro e manicure, biscuit, bijuteria, instrumentos musicais, auxiliar administrativo, pré-vestibular, horta, reciclagem de lixo, esportes diversificados, dentre outras.

Segundo Valéria Saraiva, da coordenadoria de Programas e Projetos da Secretaria de Educação o programa visa fortalecer a convivência comunitária, evidenciar a cultura popular, as expressões juvenis e o protagonismo da comunidade, além de contribuir para valorizar o município e os sentimentos de identidade e pertencimento. “A troca de saberes pode redimensionar os conteúdos pedagógicos, tornando a escola mais inclusiva e competente na sua ação educativa, favorecendo novas práticas de aprendizagem e proporcionando oportunidades de promoção e exercício da cidadania, além de viabilizar uma renda extra em seu contexto social e familiar”, justifica.

As escolas beneficiadas pelo programa são José Bezerra de Brito, Colégio Municipal, Rotary, Álvaro Madeira, São Francisco, Liceu Diocesano, José do Vale, Aldegundes, CAIC, Gonzaga Mota, Melvin Jones, Antônio Antuérpio e 18 de Maio.

A operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola para o Funcionamento das Escolas nos Finais de Semana (PDDE/FEFS), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Assessoria de Imprensa / PMC



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis