Juazeiro do Norte (CE): Sistema monitora uso de drogas na cidade

Escolhido para ser um dos municípios a desenvolver o Programa "Crack, é possível vencer", em parceria com o Governo Federal, Juazeiro se prepara para receber, até o final do primeiro semestre do ano, uma Base Móvel com 20 câmeras de monitoramento. O equipamento será utilizado no combate ao tráfico de drogas, bem como no auxílio à prevenção de crimes em diversas localidades da cidade.

No final de 2013 cerca de 15 guardas municipais e 30 policiais militares foram treinados com a finalidade de combater o uso de substâncias químicas e alucinógenos, principalmente o crack, tendo em vista o crescimento desse tipo de droga.

O curso preparatório de combate ao crack teve carga de 120 horas e foi realizado mediante parceria entre a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Polícia militar do Estado do Ceará e Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

O programa "Crack, é possível vencer" será efetivado observando três eixos: prevenção, cuidado e segurança. O valor global do programa é de R$ 4 bilhões em recursos federais e deverá ser distribuído durante todo este ano. Com o recurso, serão realizadas ações de orientação à população, capacitação de profissionais, ampliação da oferta de tratamento e atenção aos usuários, além do enfrentamento ao tráfico de drogas em Juazeiro.

Debate
As discussões em torno da elaboração de ações que possam, pelo menos, contribuir para a diminuição da incidência de usuários de drogas no município vêm sendo realizadas desde o ano passado. Em 2013 a gestão local assinou decreto autorizando a formação de um comitê envolvendo as Secretarias de Educação, Desenvolvimento Social, Segurança Pública e Gabinete.

O documento garantia a atuação de guardas municipais, junto a Polícia militar, no combate ao uso abusivo de drogas e no encaminhamento de traficantes e usuários aos órgãos de acolhimento. Atualmente, o município conta com seis câmeras de monitoramento. Quatro delas estão espalhadas pelo Centro.

Conforme o secretário de Segurança Pública e Cidadania do município, Renato Moura, além dos equipamentos pertencentes ao programa de combate ao crack, outras 15 câmeras deverão ser adquiridas ainda este ano, como forma de ampliar o monitoramento da cidade.

"O projeto para aquisição destes equipamentos, com recursos do município, está na fase inicial. A princípio serão 15 novos aparelhos de monitoramento. O número exato destes equipamentos será discutido em reunião com o prefeito Raimundo Mâcedo e o comitê gestor", informou o Secretário.

Segundo ele, além dos equipamentos de vigilância, outras ações desenvolvidas pelo município, em parceria com o Estado, por meio da Polícia Militar, têm ocasionado bons resultados. Renato Moura salienta que todo o efetivo da pasta tem sido utilizado como forma de garantir à população um sentimento de maior segurança.

O Secretário explica que além da Guarda Municipal, formada por 299 agentes, há, ainda, o fortalecimento das ações através do Departamento Municipal de Trânsito que também está subordinado à Secretaria de Segurança Pública e Cidadania do município. "Somados os dois órgãos, são cerca de 400 pessoas trabalhando para que a população possa se sentir mais segura. Os agentes trabalham em cinco bases fixas instaladas em pontos estratégicos. Também realizam rondas ostensivas, com o apoio de viaturas. Há, ainda, o Grupo Tático Motorizado, que atua 24 horas por dia", completa.

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis