Oito municípios do CE terão votação biométrica

Aproximadamente 500 mil eleitores, representando oito dos 184 municípios do Ceará, vão votar no próximo pleito através de identificação biométrica, que é o reconhecimento da digital. O Eusébio é único município cearense que já possui esse tipo de identificação digital. O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE) está fazendo o recadastrando biométrico de eleitores de Aquiraz, Juazeiro do Norte, Sobral, Alcântaras, Forquilha, Crateús e Ipaporanga.

De acordo com a coordenadora de eleições do TRE, Edna Saboia, já foram revisados 140 mil títulos eleitorais no ano de 2013, o que equivale a 32% do eleitorado que deverá passar por esse processo no Estado, uma média de 436 mil pessoas. O total de eleitores a serem cadastrados na biometria representa somente 7% do eleitorado estadual.

Nas cidades que passarão a utilizar o sistema de biometria, o recadastramento está ocorrendo nas zonas eleitorais. Em Alcântaras e Forquilha, os eleitores deverão procurar a zona eleitoral de Sobral, enquanto o eleitorado de Ipaporanga se cadastrará em Crateús. Os demais eleitores farão o recadastramento biométrico nos seus respectivos municípios.

Em Aquiraz, Crateús e Ipaporanga, o prazo se encerra no dia 29 de novembro deste ano. Já Juazeiro do Norte, Sobral, Alcântaras e Forquilha farão o recadastramento até 13 de dezembro. Em 2014, o TRE só poderá retomar a revisão biométrica em novembro, após o período eleitoral, a depender de resolução do TSE, lembra Edna Saboia. O processo de recadastramento deve ser retomado apenas no ano de 2015.

Conforme informações repassadas pela coordenadora de eleições do TRE, a zona eleitoral que realizou o maior percentual de atendimento biométrico foi a de Aquiraz, com 42% do eleitorado revisado, representando 19 mil eleitores. Em seguida, Crateús cadastrou 41% do eleitorado, Sobral, 30% e Juazeiro do Norte, 28%. Nas quatro zonas eleitorais, que englobam sete municípios, ainda restam 296 mil eleitores a passarem pela revisão biométrica.

Fraudes
O sistema biométrico de votação é considerado um método mais seguro e que evita fraudes, tendo em vista que, por ser através da identificação digital, apenas o portador do título eleitoral poderá ser reconhecido no momento da votação. O TSE estima que, nas eleições de 2014, mais de 22 milhões de pessoas serão identificadas pelas digitais no País.

O recadastramento biométrico prevê o registro das impressões digitais do eleitor, com foto e atualização das informações pessoais, como filiação e endereço. Os eleitores desses sete municípios cearenses que não participarem da revisão biométrica nem regularizarem a situação no prazo previsto terão o título invalidado, impossibilitando-lhes de votar. A coordenadora de eleições diz que, para que seja cadastrado 100% do eleitorado previsto, o TRE deve atender uma média de três mil pessoas por dia, garantindo que o Tribunal está conseguindo alcançar 90% da meta diária.

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis