Juazeiro do Norte (CE): Dentistas realizam cirurgias de traumas da face no HRC

No Hospital Regional do Cariri (HRC), com emergência aberta 24 horas e referência no atendimento a trauma, o serviço da equipe de cirurgiões dentistas se destaca. Mudou a antiga rotina de pacientes que sofriam traumas e lesões de face, provocadas na maioria das vezes por acidentes, violência ou quedas, que precisavam ir para os hospitais da capital, como o IJF e o HGF, a quase 600 quilômetros de Fortaleza.

Desde setembro de 2011, ano em que o HRC começou a atender a população dos 45 municípios da macrorregião, o Serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial já realizou 642 cirurgias. Estudos mostram que as fraturas representam de 35 a 45% dos traumas em geral. Daí, a necessidade de um serviço de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial no HRC, o primeiro hospital  de alta complexidade no interior construído pelo Governo do Estado.

Os sete cirurgiões dentistas, conforme afirma o coordenador do Serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do HRC, Davi Gondim, além de estrutura e instalações adequadas e equipamentos modernos, contam com as equipes de enfermagem treinadas em cirurgia bucomaxilofacial e ainda de anestesiologistas preparados para cuidar de pacientes com via área difícil, que são decisivos para os bons resultados das cirurgias de trauma de face.

Ele comenta que há na emergência, no centro cirúrgico, enfermarias e ambulatórios a compreensão de que a especialidade odontológica é fundamental na restauração da face dos pacientes, na recuperação da saúde e qualidade de vida e da autoestima. Somente nas cidades do Crato, Juazeiro e Barbalha, três dos 45 municípios atendidos no HRC, circulam mais de 29 mil motos, principal transportes causador de acidentes com comprometimento facial.

Serviços especializados
Nos 15 Centros de Especialidades Odontológicas regionais construídos pelo Governo do Estado e em funcionamento em Camocim, Acaraú, Baturité, Brejo Santo, Juazeiro do Norte, Crato, Crateús, Ubajara, Itapipoca, Sobral, Caucaia, Limoeiro do Norte, Russas, Canindé e Cascavel outros serviços especializados em saúde bucal são utilizados pela população de cada região de saúde. Entre os serviços, ortodontia, prótese, periodontia e diagnóstico de câncer de boca. Há mais três CEOs regionais prontos para serem inaugurados em Icó, Maracanaú e Quixeramobim. No total, 18 CEOs regionais para ampliar e facilitar o acesso à saúde bucal.    

Assessoria de Comunicação/Sesa



AddThis