Barbalha (CE): Cidade é a 7ª melhor cidade do Ceará em qualidade de vida, aponta IDHM

A cidade de Barbalha possui atualmente o sétimo melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) entre os 184 municípios cearenses. Os dados fazem parte da pesquisa “Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013”, divulgada nesta quarta-feira (29) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). O índice – versão do IDH utilizado pela Organização das Nacões Unidas (ONU) – varia de 0 a 1, sendo este o valor melhor avaliado.

Dar uma melhor qualidade de vida aos barbalhenses. Esse tem sido o maior compromisso do Governo Municipal para com o povo da Terra dos Verdes Canaviais.

No Ceará, Fortaleza conta com o mais alto IDHM. A realidade cearense acompanha o crescimento dos números nacionais. Entre 2000 e 2010, o País cresceu 18%, alcançando IDHM de 0,727. Quando comparado com o índice registrado em 1991, a avaliação saiu de “muito baixo” para “alto”. Em 2010, apenas 0,6% dos municípios brasileiros foram considerados como “muito baixo”.

Saiba mais
A pesquisa Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013 foi realizada pelo Pnud em parceira com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fundação João Pinheiro.

O IDHM compreende indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Quanto mais próximo de 1, maior é o desenvolvimento humano.

A pesquisa levou em consideração dados colhidos pelos censos populacionais de 1991, 2000 e 2010.

Assessoria de Imprensa / PMB



AddThis