Crato (CE): Agropecuária demonstra sua força

Uma prova da força e da grandeza da agropecuária cearense. Desta forma pode ser resumida a importância da Exposição Agropecuária do Crato, a ExpoCrato, que contabilizou 69 anos de história em 2013. Desde sua primeira edição, em 1944, a exposição vem se consolidando como uma das maiores do Ceará e de todo o Nordeste brasileiro. "Para comprovar isso, basta ver o que temos na agenda: são exposições de ranqueamento nacional, bovinos e caprinos com animais de altíssima qualidade. Além da parte de movimentação financeira e a venda de máquinas e equipamentos", observa o secretário de Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins.

A estimativa é que a movimentação financeira tenha alcançado os R$ 50 milhões. E a quantidade de visitantes também impressiona, com aproximadamente 50 mil pessoas por dia. "É uma exposição realmente gigantesca e tem uma grande vantagem, que é a de ajudar muito a enriquecer a qualidade do rebanho do Estado, do ponto de vista genético", explica Nelson Martins. "Do ponto de vista da agropecuária, essa é a principal contribuição da ExpoCrato. Mas também há uma importância muito grande para a região do Cariri em termos de movimentação econômica, geração de empregos e recolhimento de impostos", pondera o secretário.

"Pesquisas demonstram que em termos de movimentação financeira, a Expocrato só perde para o período do Natal no Cariri", completa Martins.

Além do setor de exposições, que atrai produtores e especialistas de várias partes do Nordeste e do Brasil, a ExpoCrato se destaca pela programação cultural, com a realização de animados shows, em uma área de 420 mil m² que recebe cerca de 100 mil pessoas a cada noite de apresentações. Além disso, o evento mantém o espaço para a preservação das tradições nordestinas, com a apresentação de espetáculos folclóricos, artesanato, barracas de bebidas e comidas típicas.

Capacitação
Na edição deste ano, a iniciativa trouxe um avanço em relação aos anos anteriores: a realização de atividades de capacitação de convivência com o semiárido. "Foram cursos voltados para os pequenos agricultores, ensinando técnicas de produção de palma forrageira, cilagem e forração. Esses cursos são muito importantes, porque devido à seca que temos enfrentado no Nordeste, precisamos nos preparar, criando uma consciência no agricultor familiar de que é preciso produzir forragem", aponta Nelson Martins.

Incentivo
Além dos cursos de capacitação, outras ações do governo do Estado vão incentivar a produção de forragem, como uma parceria com o Governo Federal e a distribuição de kits de irrigação para a agricultura familiar.

"Já temos crédito específico para esta área. Estamos trabalhando em várias regiões dos perímetros irrigados do Dnocs para a produção de forragem e pivô centrais. E estamos inaugurando três novos Perímetros Irrigados e uma agrovila", informa Nelson Martins.

De acordo com Nelson Martins, existe a possibilidade da construção de um novo local para abrigar cada edição do evento. "Já temos a orientação do Governo do Estado para tratar de erguer um novo parque de exposições no Crato. Será nos mesmos moldes do Parque de Exposições de Sobral, que foi inaugurado no dia 3 de julho e é considerado por especialistas como um dos melhores do Brasil", explica o titular da SDA.

"O local, que há anos é referência de grandes negócios para a região e onde hoje é realizada a exposição, já não comporta mais o evento, em razão dos problemas de acesso e trânsito nos arredores", completa.

Mais informações
ExpoCrato
Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti
Praça Filemon Teles,S/N
Centro - Crato - CE
Telefone (88) 3523.2120

GIULIANO VILLA NOVA
COLABORADOR 

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis