Crato (CE): Geopark dá início à 5ª colônia de férias

A educação ambiental unida ao lúdico passa a ter proporções de puro divertimento, com a colônia de férias do Geopark Araripe, em sua 5ª versão. São mais de mil crianças que já passaram pelos trabalhos, realizado por meio da coordenação de Educação Ambiental do projeto, com a participação de estagiários de vários cursos da Universidade Regional do Cariri (Urca), com apoio de instituições.

Neste ano, estão participando das atividades, que vão desde oficinas de bonecos a réplicas de fósseis, visitas ao Centro de Interpretação do Geopark e exibição de vídeos, dentre outras atividades, 180 crianças de comunidades dos geossítios e municípios da região.

Segundo a coordenadora de Educação Ambiental do Geopark, Professora Neuma Galvão, esse trabalho tem sido de fundamental importância para as crianças e adolescentes, para conhecer a área do Geopark, além de terem noções importantes de preservação da natureza. A colônia de férias foi iniciada no último dia 24, com o credenciamento das crianças de 6 a 10 anos. As dinâmicas marcam o início de todo o processo de conhecimento, passando pela visitação ao Centro de Interpretação.

No local, em funcionamento no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante, os participantes têm a oportunidade realizarem uma viagem de conhecimento à área que compõe o Geopark Araripe. Este ano, por meio de um trabalho desenvolvido pelo artista plástico cratense, Paulo Bento, com a reprodução de um mapa do século XIX da região, é possível se conhecer o caminho das águas e os primeiros locais de colonização dos índios.

Amanhã, os alunos estarão participando das atividades no Centro de Santana do Cariri, dentro da programação do jubileu de Prata do Museu de Paleontologia de Santana. Serão realizadas em praça pública desde oficinas de réplica e reciclagem, além de apresentação circense na praça com o grupo Trupzumba, a exposição Talhado Jovens Paleontólogos.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis