Juazeiro do Norte (CE): Missa celebra 79 anos da morte de Pe. Cícero

A tradição de celebrar o aniversário de morte do Padre Cícero Romão Batista se repete na cidade. Neste sábado, segundo a Igreja Católica, cerca de 25 mil fiéis participaram da missa dos 79 anos da morte do líder religioso, em missa de frente à capela onde se encontram os restos mortais do ´Padim´ dos romeiros. Flores no túmulo do sacerdote, uma salva de fogos ao amanhecer do dia, além de apresentações culturais com os reisados e bandas cabaçais estiveram entre as homenagens.

Mais de 80 jovens da Diocese, que irão participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), estiveram na celebração, para pedir as bênçãos do ´Patriarca do Nordeste´ e, neste domingo, seguirem viagem. Amanhã, Juazeiro está comemorando 102 anos, e teve como principal fundador o Padre Cícero.

A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, dom Fernando Panico, que fará parte da caravana do Cariri que segue para o Rio de Janeiro. Ele destacou, durante a missa, com a presença de padres de paróquias do Cariri, a representativa participação da juventude caririense no maior evento da igreja, destinado aos jovens. Serão mais de 400 da região, conforme dom Panico.

Data
A missa do dia 20 de cada mês passou a ser uma tradição em Juazeiro, mas em julho, o costume de relembrar a data para os romeiros representa um momento importante. Durante esses 79 anos, a romeira Rosalva da Conceição Lima, a dona Rosinha do Horto, 93, lembra os momentos finais do sacerdote e a multidão que cercava o caixão no dia do seu sepultamento. "Eu estive nesse momento, e a perda do nosso padrinho foi um dia de grande tristeza para todos. Quem nessa multidão viu isso?".

O bispo dom Fernando lembrou o sofrimento do Padre Cícero e destacou os sábios conselhos deixados. "Comemoramos o aniversário da passagem do Padre Cícero desse mundo para o céu. Por isso, essa multidão de romeiros e romeiras, que todo dia 20, e particularmente no dia 20 de julho, se fazem presentes para reafirmar o compromisso de fidelidade a Jesus, seguindo o exemplo do sacerdote".

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis