ExpoCrato tem preços altos e proposta de mudança de local

Com uma estimativa otimista em negócios, foi encerrada ontem, no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, em Crato, a 62ª Exposição Centro-Nordestina de Animais e Produtos Derivados (ExpoCrato), com mais de R$ 100 milhões em negócios. Passaram pelo local cerca de 350 mil pessoas de várias partes do Brasil, para participar da festa que contou com shows durante toda a semana.

Neste ano, uma das grandes reclamações dos participantes esteve associada aos altos preços dos produtos comercializados no interior do parque. Mais uma vez também veio à tona a questão da transferência do parque, questão que tem se tornado polêmica na cidade.

Uma das principais justificativas em um termo de audiência entregue ao secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, Nelson Martins, que na ocasião estava representando o Governo do Estado, seria a questão da falta de segurança das pessoas dentro do parque e de infraestrutura adequada. O termo sugere que o local seja repassado para a instalação de outros equipamentos públicos.

Mudança de local
O prefeito do Crato Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, trouxe pela primeira vez a público a questão da possível mudança para a área do Palmeiral, dentro do município.

Ele destacou a questão afetiva da população pelo espaço, mas enfatizou que essa não é a primeira vez que isso ocorre. Ainda ressaltou a grande relevância do espaço o crescimento da festa, além do seu tradicionalismo. A reação nas redes sociais e em algumas parcelas da população é de resistência em relação à mudança, e a sugestão é que haja uma modernização do espaço.

O termo de audiência foi assinado pelo promotor público, José de Deus, além de contar com assinaturas de representantes de entidades como a Universidade Regional do Cariri (Urca), Corpo de Bombeiros, Superintendência de Meio Ambiente do Estado (Semace), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Melhorias
Segundo o presidente do Grupo Gestor da exposição, Francisco Leitão Moura, algumas melhorias tiveram que ser feitas este ano, por conta de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), do Ministério Público do Trabalho (MPT), junto aos criadores e a gestão do espaço.

Houve melhoria de hospedagem, principalmente para os trabalhadores dos pavilhões, além das condições de acesso. "Procuramos cumprir todos os termos, para iniciar a festa", afirma.

Em relação aos preços altos, disse que a orientação dada pela gestão do parque foi de cobrar o que se pratica no mercado, e houve a necessidade de coibir os abusos, mas pessoas que considera inescrupulosas tentaram se aproveitar da ocasião e até venderam mesas no espaço de festas, o que é proibido.

Negócios
Ontem pela manhã, antes do fechamento da ExpoCrato, o Grupo Gestor tinha a informação do Banco do Nordeste (BNB) de uma estimativa de 50 milhões em negócios, muito deles ligados às linhas de financiamento.

O Banco do Brasil também esteve atendendo dentro do parque. Além dos animais, equipamentos de ponta do setor agrícola e pecuário foram negociados, com diversos estandes distribuídos no local. A área cultural, com o estande da Urca e o palco sonoro, além do 53º Encontro Elói Teles contou com grande participação.

A ExpoCrato foi aberta com um cortejo da cultura, com participação de 21 grupos de tradição, de cinco municípios da região. Este ano, o Crato deverá ter o título da Capital da Exposição Agropecuária no Ceará, proposto por meio de projeto de lei, na Assembleia Legislativa, pela deputada estadual, Fernanda Pessoa, e aprovado por unanimidade pelos deputados.

Ele afirma que depois de seis anos, deixará em 2013 a presidência do grupo gestor. Mas avalia o crescimento da festa agropecuária, com uma significativa ampliação dos rebanhos expostos e as melhores raças existentes no País, além de uma divulgação maior do evento, por meio de transmissão de canal voltado para o setor, em todo o Brasil. Além disso, destaca a realização de uma exposição internacional de cães, encerrada ontem, que por três anos consecutivos está sendo realizada na ExpoCrato.

Leitão ainda destacou que praticamente todos os criadores tiveram a oportunidade de realizadas bons negócios, e alguns deles chegaram a comercializar todos os animais que trouxeram para a cidade. Foram mais de 6 mil entre bovinos, caprinos, equinos, número semelhante ao ano passado. "Mesmo em um ano de seca, conseguimos ter sucesso com a grande participação este ano, além do significativo número de negócios", afirma.

Mais informações
Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, S/N
Praça Filemon Teles
Centro - Crato
Telefone (88) 3523.2120

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis