Nova Olinda (CE): Midiativistas discutem onda de manifestações

Midiativistas de vários estados do Brasil estão reunidos na Fundação Casa Grande, em Nova Olinda, para promover uma reflexão coletiva sobre a onda de protestos que tem acontecido no Brasil. Num trabalho de coprodução e parceria com o Itaú Cultural, a entidade realiza o Fórum #OndaCidadã10, na comemoração dos 10 anos do programa, além de promover a interação e capacitação das crianças e adolescentes da instituição, nas áreas de vídeo, produção em quadrinhos e de blogs. O evento será encerrado neste sábado.

O programa Onda Cidadã nasceu a partir de uma proposta do Itaú Cultural, para promover o relacionamento com as rádios comunitárias, educativas, livres e universitárias, e o programa chega em 2013 com seu foco ampliado. Coletivos, organizações sociais, blogueiros, publicações independentes de mídia, além de rádios comunitárias, são parceiros do Onda Cidadã.

Segundo o gerente de Audiovisual e Literatura do instituto, Claudiney Ferreira, organizador do fórum, a finalidade era realizar o fórum, que todos os anos têm até 12 pessoas, num local diferenciado, com maior participação popular.

O primeiro deles, nesses 10 anos, aconteceu no Circo Voador, no Rio de Janeiro, e agora, o segundo, na Fundação, num processo de integração com os integrantes da entidade.

Oportunidade
Esse intercâmbio tem sido mantido desde o começo do ano, e foi decidida a parceria para trazer o evento para a Casa Grande. "Foi uma oportunidade dupla, num lugar que tudo a ver com o Onda Cidadã, e poder trazer gente que queria conhecer a fundação e não tinha oportunidade", afirma Claudiney Ferreira.

Para o gerente, o que tem sido interessante dentro da experiência, é principalmente o trabalho que é realizado com mídias, por trabalhar com relacionamento, reflexão, e mapeamento de mídias autônomas. "Então a TV daqui tem tudo a ver com o nosso trabalho", ressalta.

Dentro desse intercâmbio, a Casa Grande solicitou, por meio da parceria, dentro do aspecto da mídia, uma oficina de roteiro de vídeo e uma de blog, além de história em quadrinhos, com a presença de João Marcos, roteirista do Maurício de Sousa. Outra turma do Itaú Cultural com as oficinas e roteiro de vídeo e blogs, além das coberturas que são realizadas pelos próprios integrantes do Itaú Cultural dos trabalhos desenvolvidos pelas equipes nesse período.

Para o diretor da Fundação Casa Grande, Alemberg Quindins, a fundação tem desenvolvido no interior do Brasil, e o Itaú Cultural, atua em grandes centros. São duas realidades diferentes. Ele afirma que a Casa Grande é como se fosse o pré-escolar da produção cultural, com as crianças e adolescentes, gerenciando o espaço e produções na área de espetáculos, e o próprio museu da entidade. "E isso é o que os integrantes do Itaú Cultural realizam profissionalmente", afirma Quindins.

Segundo o diretor, esse diálogo entre profissionais adultos e crianças, em duas realidades diferentes, mas ambos com o mesmo objetivo da qualidade, possibilita o aprendizado mútuo. "Na realidade são detalhes de processo de produção, e cada vez mais os meninos têm essa consciência de qualidade, para oferecer um produto à altura e a partir daí começa o intercâmbio com o Itaú Cultural", afirma.

Ele destaca que esse diálogo começa com projetos importantes, com o de gestão, educação infantil, profissionalização de jovens e geração de renda familiar. O diretor explica que com a realização do evento, há injeção na economia da cidade.

Economia
Um evento como esse gera para a economia local, cerca de R$ 100 mil. As pousadas estão todas ocupadas, já com demanda para o município vizinho, Santana do Cariri. A convite do Itaú Cultural, os integrantes da Fundação Casa Grande estiveram em junho realizando o São João do Cariri, no Parque do Ibirapuera, com uma troca de experiência de produção. E recentemente, foi trabalhada a área de receptivo, com as crianças e jovens. Para Alemberg, tem sido uma grande parceria, com trocas de experiências fundamentais no processo de crescimento da entidade. Participaram do Onda Cidadã, 25 crianças e adolescentes da Casa Grande.

Outro evento integrando a fundação e o instituto ocorrerá em setembro, em Nova OIinda. O objetivo maior da parceria é disseminar cultura e promover a troca de experiências, como o que tem ocorrido com o #Onda Cidadã10.

Mais informações
Secretaria da Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri
Rua Ratisbona, 564 -Centro
Telefone: (88) 3521.8133

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis