Barbalha (CE): Município participa da Feira Internacional do Turismo Religioso, no Rio de Janeiro

Durante a manhã desta segunda-feira (22), o prefeito de Barbalha José Leite e o Secretário de Cultura Antonio de Luna estiveram no Rio Centro, no Rio de Janeiro, aonde participam da Feira Internacional do Turismo Religioso. O prefeito esteve na comitiva que recebeu o Papa Francisco, que vem participar da Jornada Mundial da Juventude, que tem início nesta terça-feira (23). 

Barbalha mostrará toda sua cultura e religiosidade no stand da Feira. A Festa de Santo Antônio de Barbalha é uma das maiores celebrações da cultura popular em todo o Brasil e marco da abertura dos Festejos Juninos do Nordeste.

Os festejos religiosos, sociais e culturais, com trezena, missas, quermesses, leilões, apresentações folclóricas, festas populares, se estendem até o dia 13/6, Dia de Santo Antônio.

A festa atrai a Barbalha um público estimado em 500 mil pessoas (sendo 250 mil a 300 apenas no dia 2 de junho, o equivalente a seis vezes a população da cidade, de 57 mil habitantes).

A Feira Internacional do Turismo Religioso
A feira promove destinos de peregrinação de todo o mundo. Lá, vão estar expostos santuários, rotas religiosas, municípios com destinos cristãos, destinos internacionais católicos, festas religiosas, agências de viagens e empresas de suporte ao turismo especializadas. No espaço montado para a feira, no Rio Centro, chamado Cidade da Fé, vão ocorrer outros eventos religiosos simultaneamente: a ExpoCatólica, a Bote Fé Brasil, e a Expo Vocacional.

Saiba mais sobre turismo religioso no Ceará
O objetivo destas ações é atrair mais visitantes para os roteiros de fé do Ceará, que tem sua cultura fortemente marcada pela religiosidade e abriga algumas das maiores festas religiosas, procissões e romarias do Brasil.

O Estado tem 78,84% da população declarada católica, de acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este é o segundo maior percentual do Brasil, atrás apenas do Piauí, com 85,06%.

São Francisco de Assis (Canindé), São José (Fortaleza), Nossa Senhora Rainha do Sertão (Quixadá), das Dores e das Candeias (Juazeiro do Norte), de Fátima (São Benedito e Fortaleza), e de Santo Antônio (Barbalha), são apenas algumas das festividades mais conhecidas.

Além dessas, há o culto ao Padre Cícero, no Cariri. Anualmente, cerca de dois milhões de peregrinos se dirigem às cidades da região – Juazeiro e Barbalha, principalmente – durante as romarias.

Assessoria de Imprensa/PMB



AddThis