Guimarães entrega “kit devoção” a papa Francisco e pede realibitação de Padre Cícero à Igreja Católica

Sem atrasos, a reunião do papa Francisco com a presidente Dilma Rousseff e autoridades teve início pontualmente às 18 horas, de ontem, 22, no Palácio Guanabara, sede do governo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Francisco veio ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que começa hoje (23) e vai até domingo (28).

Já a audiência com o cortejo de políticos cearenses para tratar da reabilitação, pelo Vaticano, do padre Cícero Romão Batista, falecido há quase 80 anos, não aconteceu como planejado.

Apenas o líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães, conseguiu um momento de intimidade com o pontífice. O petista entregou-lhe, em mãos, uma caixa com uma estatueta de Padre Cícero, um breve histórico do “santo popular” e uma carta onde, em nome de milhões de fiéis, pedia a reabertura do processo de reabilitação.

“Não foi fácil furar o bloqueio do esquema de segurança do Itamaraty. Eu realizei aquilo que parecia impossível”, relatou Guimarães, minutos após ter entregue o “kit devoção” (ou "Kit Padim Ciço", como chamaram os jornais nacionais) nas mãos do santo padre. Segundo o parlamentar, o papa Francisco recebeu o pedido sorrindo, demonstrando simpatia à causa.

Para Guimarães, a expectativa, agora, é procurar a embaixada brasileira no Vaticano para acompanhar o desenrolar do processo de reabilitação do ícone da religiosidade cearense e de todo o Nordeste, que detém uma incontável relação de milagres.

“Enquanto eu tiver forças, me comprometo com o povo do meu Estado que, como religioso cearense e devoto de Padre Cícero, buscarei um entendimento com a Igreja Católica para conseguir essa reparação”, ressaltou, emocionado.

De acordo com o líder petista, apesar da proposta já está se do analisada pela Santa Sé, o trabalho de resgatar a figura do “padre-santo-milagreiro” vai continuar. “Ele [Padre Cícero] teve um legado umbilicalmente ligado à Igreja, sempre fazendo a opção pelos mais simples e pelos pobres”, afirmou.

Para ele, o momento é oportuno para tratar do tema, já que o papa Francisco “é muito vinculado à justiça social, aos mais pobres e está resgatando o papel da Igreja Católica”.

Fonte: Aqui CE



AddThis