Triste sina cratense - Por: Angelo Borges Papaleo


Fico extremamente entristecido como as coisas são feitas em nosso município. Não escrevo isto por barrismo, mas por carinho a esta cidade e ao seu maior evento econômico e cultural, a EXPOCRATO. Ainda mais chamo para mim tal responsabilidade e dever por ser neto de um dos seus fundadores, DR BORGES.

Em 2009 participei de uma audiência pública realizada no SESC Crato, onde todas as entidades representativas da sociedade puderam opinar. na ocasião não observei nenhuma demonstração, ao menos explícita, pela mudança.

Reconheço que a EXPOCRATO está defasada. Mas aos que pensam que a mudança necessariamente é a melhor alternativa, respondo que a mim falta uma certeza.

Anos atrás o Governador noticiou que havia disposição orçamentária de 20 milhões para o novo parque. Gostaria que alguém me respondesse quanto há para a UNIVERSIDADE?

Diga-se de passagem que gastos do Executivo precisam de previsão orçamentária na Assembléia um ano antes.

Fico extremamente curioso com esta imensa vontade do Governo do estado em disponibilizar mais de 40 hectares para uma Universidade sucateada, que nem ao menos realiza concurso para professor efetivo.

Por que URCA não pode crescer para cima? Por que aquele terreno da frente não pode ser desapropriado?.

Se o Governo do Estado noticiasse a disposição de incluir novos cursos na URCA como Veterinária ou outros que necessitassem de vasta área. Se o Governo se propusesse a construir uma vila olímpica, pistas de atletismo, laboratórios, apartamentos para os estudantes, enfim, poderia até ficar em dúvida.

Mas é triste o comodismo da maioria dos cratenses. Por isto que nossa cidade caminha neste sentido. Estagnada há décadas e tendo péssimos políticos como seus representantes.

Mas infelizmente as vozes defensoras de nossa cidade parecem mudas. O argumento que está congestionado. Nem mesmo o Parque no seu interior estava na sexta a noite. E não nos esqueçamos que a festa dura apenas uma semana e representa em média 60% de todo o agronegócio da região.

Peço que todo cratense procure conhecer o espaço ainda disponível. Acredito que em torno da metade da área útil ainda pode ser usada. O parque precisa ser modernizado. Inadmissível, após 60 anos de festa nem ao menos banheiros dignos tenhamos.

É possível se fazer toda uma infra estrutura modernizadora do Parque. Vias circulantes, estender o metro até o Parque, que serviria ao Evento e também a Universidade. Enfim, alternativas não faltam.

O risco que corremos e termos um terreno baldio no centro da cidade. E nada garante que a transferência desta festa será marcada pelo êxito. Conheço festas com uma infra estrutura muito melhor que a nossa que são fraquíssimas. Vale lembrar que os Parques de Eventos de Campina Grande e Caruaru, dentre outros, ficam no centro da cidade.

O nosso atual Parque pode ser modernizado. Poderia ser a área de lazer dos cratenses e até mesmo da Universidade, já que ambas as instituições são dirigidas prelo Governo do Estado. Como disse certa vez meu amigo professor Jurandyr temotéo, u,ma espécie de mini Ibirapuera.

Mas parece-me que não existem mais homens de pulso nesta cidade. Interesses imediatistas ou mal explicados. Só se fala nesta cifra de 20 milhões. É bom que se esclareça que estes recursos são públicos. E devem ser gastos mediante um criterioso projeto. Parece-me que existem interesses escusos nesta mudança.

Fora isto vale lembrar que o evento virou festa de turista. Entegue a um grupo privado, a Luan produções, a uma furtuna, que explora aquilo ali a seu bel prazer, cobrando preços escorchantes em tudo. Enfim, nada faz lembrar que tal evento seja público. A

Fica aqui o meu registro, primeiro em respeito e amor a esta cidade. e em segundo plano em memória ao meu avô, DR Raimundo de Oliveira Borges, um dos fundadores da Expocrato.

Acorda Crato.

Ângelo Borges é professor



AddThis