Sua saúde: Dormir demais, álcool, café: veja 11 mitos sobre o sono

O ser humano precisa dormir. Diferentemente de novas habilidades, como pilotar aviões ou fazer cirurgias, o homem dorme desde que habita o planeta terra. Mesmo assim muitos reclamam de dificuldades para pegar no sono e descansar. O site The Huffington Post publicou lista com os 12 mitos mais comuns. Confira:

1 - Todo mundo precisa de pelo menos 8 horas de sono
O que funciona para um, pode não ser bom para outros. Segundo professor da Universidade do Estado da Georgia, o padrão de sono é determinado geneticamente. Porém, médicos não concordam com menos de seis horas de sono por dia. Acreditam que o hábito pode trazer problemas futuros, como mais riscos de desenvolver problemas cardíacos.

2 - Quanto mais, melhor
Dormir muito pode ser tão prejudicial quando passar poucas horas na cama. No entanto, especialistas não sabem se muitas horas de sono são a causa de problemas de saúde ou se, na verdade, já são indícios de que algo não vai bem no organismo.
.
3 - Dá para compensar a falta de sono dormindo mais nos fins de semana
Se isso acontecer eventualmente, pode ajudar a compensar a falta de sono durante a semana. Mas, a longo prazo, dormir pouco traz prejuízos à saúde. Para especialistas é necessário manter o mesmo padrão de sono todos os dias.

4 - Se não consegue dormir, pelo menos descanse na cama
Ficar deitando, olhando para o relógio, é uma das piores coisas que podem ser feitas, segundo especialistas. Isso aumenta a ansiedade e dificulta ainda mais pegar no sono. E se isso acontecer com frequência, o cérebro irá associar ficar deitado com a falta de sono. Para contornar a situação, tente mudar algo no ambiente, desligar luzes e ir deitar um pouco mais tarde.

5 - Ver TV ajuda a relaxar
Médicos afirmam que há diferenças entre relaxar e se distrair. No relaxamento, respiração e batimentos cardíacos diminuem o ritmo e isso não acontece quando se assiste TV. Fora isso, as luzes emitidas pelo aparelho dizem ao cérebro que é tempo de ficar acordado e alerta.

6 - Ronco é incômodo, mas não faz mal para a saúde
Além de atrapalhar o sono do parceiro, o problema pode ser perigoso à saúde do coração. O ronco prejudica a oxigenação, o que leva a pessoa a acordar. O que acontece é que imediatamente o roncador volta a pegar no sono e não lembra que acordou.  Isso gera estresse e prejudica o coração.

7 - Café atrapalha o sono
Cerca de metade da cafeína ingerida ainda permanece no corpo após 12 horas. No entanto, médicos afirmam que a substância é uma das que menos interfere no sono. Eles acreditam que mais do que atrapalhar o sono, ela confere a sensação de não estar pronto ainda para ir para a cama.

8 - Cama precisa ser quentinha e aconchegante
Um ambiente fresco é mais adequado para uma boa noite de sono. Há mudanças sutis na temperatura corporal na preparação para o sono e se algo aumenta o calor interno do corpo, pode haver dificuldades para dormir.

9 - Um cochilo durante o dia acaba com uma boa noite de sono
Pesquisas associam cochilos a melhor performance, memória e sensação de alerta durante o dia. É importante apenas não dormir muito próximo ao horário de ir de fato para a cama e cochilar por períodos curtos, como cerca de 30 minutos.

10 - Exercícios à noite dificultam o sono
Médicos afirmam que se não há outra possibilidade a não ser malhar à noite, isso ainda é melhor não abandonar os exercícios. A recomendação é apenas não pegar muito pesado e ter um tempo para deixar o corpo esfriar após os exercícios. No entanto, em pessoas com problemas de insônia, o ideal é malhar até quatro horas antes de ir para a cama.

11 - Tudo bem dormir com bicho de estimação
Médicos não concordam, pois os barulhos emitidos pelos peludos pode ser um incômodo para uma boa noite de sono.

Fonte: Terra



AddThis