Sua saúde: Estudos comprovam que 30 minutos de exercícios diários são suficientes

Tem muita gente que escapa da atividade física com a desculpa de que não tem tempo, mas falta de tempo não é desculpa. Vários estudos comprovam que 30 minutos de exercícios diariamente bastam para conquistar saúde.

É campanha na internet: ‘30 todo dia’. As contas em redes sociais foram criadas por um grupo de professores de educação física para incentivar todo mundo a se exercitar pelo menos 30 minutos diariamente.

“Você começando com 30 minutos, com certeza vai conseguir chegar a fazer muito mais que isso, mas pelo menos 30 é suficiente para a sua saúde”, afirma o professor Marcello Paiva.

Os professores de educação física que criaram o projeto ‘30 todo dia’ não ficam apenas na internet. Eles também organizam atividades físicas, todas com meia hora de duração.

“Hoje é um circuito, mas pode ser uma caminhada, corrida, natação, circuito em academia. Qualquer tipo de atividade a gente consegue realizar em 30 minutos”, diz Paiva.

“Você se exercitando 30 minutos diariamente nesse estímulo vale super a pena, tem um efeito muito bom”, diz a dona de casa Helena Abreu.

“Se a pessoa tem o objetivo de aumentar a massa muscular, de melhorar muito a força ou a capacidade aeróbia, certamente 30 minutos só não vai ser o suficiente. Então, para aquela que quer a promoção da saúde, quer manutenção, capacidade funcional, prevenção de doenças, 30 minutos é o suficiente”, afirma o doutorando em educação física Paulo de Tarso.

Trinta minutos de atividade física, cinco vezes por semana, é o que recomendam, por exemplo, o colégio americano de medicina esportiva e a associação americana do coração. Em uma academia existem professores que se dedicam exclusivamente aos alunos que treinam apenas meia hora.

“A ideia do programa é que nós possamos dividi-lo em dez minutos de atividade aeróbica, 16 de treinamento de força ou musculação, e quatro de flexibilidade”, afirma o professor Luciano Cardoso.

“É o único treino que eu consigo encaixar na minha rotina diária”, conta o aluno.

“Além de não gostar de malhar, isso me ajuda porque é bem dinâmico. Estou aqui há seis meses fazendo esse treino e eu já emagreci cinco quilos. Então, para mim foi muito bom, foi ótimo”, afirma a aluna.

“Quem não puder fazer 30 minutos é preguiça”, diz o professor.

Fonte: Bom Dia Brasil / G1



AddThis