Barbalha (CE): Secretaria Municipal de Saúde promove palestra sobre Hanseníase para agentes de saúde

A Secretaria de Saúde de Barbalha promove palestra direcionada aos Agentes Comunitários de Saúde – ACS nesta terça-feira (30), no auditório da UFC (Faculdade de Medicina), com o tema “Atualização em Hanseníase”. O objetivo é atualizar profissionais de saúde que trabalhem diretamente no tratamento da enfermidade.

As palestrantes serão: Dra. Fernanda Pereira de Brito Neves, a enfermeira Maria Teresa Grangeiro e Isis Coelho e Silva, fisioterapeuta.

Hanseníase
A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, causada pelo bacilo de Hansen (Mycobacterium leprae). Não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada. Apresenta múltiplas manifestações clinicas e se exterioriza, principalmente por lesões dos nervos periféricos e lesões cutâneas. Em um país endêmico como o Brasil, em qualquer pessoa com alteração de sensibilidade na pele deve-se pensar em hanseníase. Situações de pobreza como precárias condições de vida, desnutrição, alto índice de ocupação das moradias e outras infecções simultâneas podem favorecer o desenvolvimento e a propagação da hanseníase.

A transmissão se dá entre pessoas. Uma pessoa doente que apresenta a forma infectante da doença (multibacilar – MB), estando sem tratamento, elimina o bacilo pelas vias respiratórias (secreções nasais, tosses, espirros), podendo assim transmiti-lo para outras pessoas suscetíveis. O bacilo de Hansen tem capacidade de infectar grande número de pessoas, mas poucas pessoas adoecem porque a maioria tem capacidade de se defender contra o bacilo. O contato direto e prolongado com a pessoa doente em ambiente fechado, com pouca ventilação e ausência de luz solar, aumenta a chance da pessoa se infectar. Assim que a pessoa doente começa o tratamento deixa de transmitir a doença.

Tratamento
Todos os casos de hanseníase têm tratamento e cura. A doença pode causar incapacidades físicas, evitadas com o diagnóstico precoce e o tratamento imediato, disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). O tratamento, gratuito e eficaz pode durar de seis a 12 meses. Os medicamentos devem ser tomados todos os dias em casa e uma vez por mês no serviço de saúde. Também fazem parte do tratamento exercícios para prevenir as incapacidades físicas, além de orientações da equipe de saúde.

Saiba mais
Palestra sobre “Atualização em Hanseníase”
Local: Auditório da UFC (Faculdade de Medicina)
Endereço: Rua Divino Salvador, 284 – Rosário
Data: 30 de abril
Horário: das 8h às 12h / 13:30h às 17h
Promoção: Secretaria de Saúde de Barbalha

Assessoria de Imprensa / PMB



AddThis